Rede dos Conselhos de Medicina
Selecione o Conselho que deseja acessar:
Sistema conselhal perde Marta Muller Imprimir E-mail
Ter, 03 de Dezembro de 2019 10:30

Marta Rinaldi Muller foi conselheira federal suplente na gestã0 2009-2014O sistema conselhal amanheceu de luto nesta terça-feira (3). Faleceu na noite de ontem a hematologista Marta Rinaldi Muller, que foi a primeira mulher a presidir o Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (CRM-SC) e atuou como conselheira suplente do CFM na gestão 2009-2014, onde atuou na Câmara Técnica de Hematologia e como membro do Departamento de Fiscalização (Defis).

Por onde passou, Marta Muller foi sinônimo de competência e doçura, exercendo a medicina com compaixão, ética, comprometimento e rigor. Formada em medicina pela Universidade Federal de Medicina de Santa Catarina (UFSC) em 1976, ela fez residência médica em hematologia no Hospital das Clínicas, em São Paulo (SP). Após a conclusão, voltou para Santa Catarina, onde se integrou à equipe que iria criar o atual Centro de Pesquisas Oncológicas (Cepon), unidade hospitalar vinculada ao governo estadual. Também atuava como hematologista na saúde suplementar.

Marta Muller era preceptora do programa de residência médica do Hospital Governador Celso Ramos. Participava, como vice-presidente, na gestão 2019-2022, da Academia de Medicina do Estado de Santa Catarina (ACAMESC). Era membro da Sociedade Brasileira de Hematologia e Hemoterapia. Natural de Tubarão (SC), foi miss da sua cidade e ficou em segundo lugar no certame do título estadual que escolheu Vera Fisher como representante catarinense para o Miss Brasil. 

Após essa experiência, abandonou as passarelas, concentrou-se nos estudos, sendo aprovada inicialmente no vestibular de ciências biológicas e, em seguida, para medicina. “Continuou bela e feliz”, como descreve a homenagem publicada no site do CRM-SC. Tinha quatro filhos e cinco netos.

“Perdemos uma grande médica, uma grande amiga, que nos deixou marcados pela sua lisura e correção na forma de agir. Permaneceremos marcados pelo excelente exemplo da Marta”, assinala a homenagem do CRM-SC. O texto ressalta que o CRM-SC ficará empobrecido com a falta de sua colaboração.

“Mas o que atribula a nossa mente, Marta deixou uma Marca em cada um de nós. Deixou a Marca do equilíbrio, a Marca da justiça, a Marca da boa temperança, a Marca da bondade, a Marca da tolerância, a Marca do amor ao próximo e por fim, a maior delas, a Marca de respeito ao paciente”, conclui a homenagem.

O velório ocorre até às 15h desta terça-feira (3), no Cemitério Municipal São Francisco de Assis, em Florianópolis.

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner

© PORTAL MÉDICO 2010 - o site do Conselho Federal de Medicina -Todos os direitos reservados
SGAS 915 Lote 72 | CEP: 70390-150 | Brasí­lia-DF | FONE: (61) 3445 5900 | FAX: (61) 3346 0231| E-mail: cfm@portalmedico.org.br | CNPJ: 33.583.550/0001-30