Rede dos Conselhos de Medicina
Selecione o Conselho que deseja acessar:
Médico Jovem: Abertas as inscrições para o 3º Fórum Nacional de Integração Imprimir E-mail
Qui, 05 de Julho de 2018 15:33

Evento está em sua terceira edição; no ano passado, ocorreu em Belém (PA) e debateu temas como excesso de escolas médicas, insuficiência dos cenários de prática, e sistemas de avaliação dos estudantes Os médicos interessados em participar do 3º Fórum Nacional de Integração do Médico Jovem, a ser realizado nos dias 25 e 26 de julho, em São Paulo, ainda poderão fazer as inscrições para participar do evento, que vai discutir temas importantes para quem saiu há menos de dez anos da faculdade, como Residência Médica, Programa Mais Médicos, mercado de trabalho e gestão do tempo e da carreira. "A expectativa é que este seja o maior fórum já realizado. Não só pela localização, mas também devido aos temas a serem discutidos e, também, porque teremos a participação de convidados dos Estados Unidos e da Europa, que vão nos dizer como é a situação dos médicos jovens em seus países", prevê o coordenador da Câmara Técnica de Médicos Jovens, conselheiro Hiran Gallo.

As inscrições podem ser feitas aqui.

A primeira atividade do evento será a mesa redonda 1º International Young Doctors Forum, que contará com a participação de Caline Mattar, presidente da Junior Doctors Network-World Medical Association, entidade que congrega os médicos jovens integrantes da World Medical Association (WMA), que vai falar sobre o médico jovem em um cenário global. Em seguida, o conselheiro federal e membro da Confederação Médica Latino-Americana (Confemel), Jeancarlo Cavalcante, será responsável pelo tema medicina de fronteira e migração médica. Saúde global e diplomacia será o tema da palestra do representante da Comunidade Médica de Língua Portuguesa (CMLP), Francisco Pavão. O diretor da WMA e da Associação Médica Brasileira (AMB), Miguel Jorge, vai falar sobre o que está mudando na medicina e no cenário mundial.

Mais médicos – No horário da tarde, a mesa redonda abordará o que mudou Cinco anos após a lei do Mais Médicos, e terá como palestrantes José Odair Ferrari, integrante da Comissão Nacional de Ensino Médico do CFM, que vai falar sobre uma visão global sobre o programa; a médica e deputada federal Mariana Carvalho (PSDB/RO); o conselheiro federal e professor aposentado da Universidade Federal do Ceará, Lúcio Flávio Gonzaga, responsável pelo tema Visão do CFM sobre o projeto Mais Médicos; o presidente da Associação dos Médicos Residentes do Estado de São Paulo, Guilherme Andrade Peixoto, que falará sobre o médico jovem e o mercado de trabalho.

A mesa redonda seguinte terá como tema Residência Médica e outros modelos de formação de especialistas. Os palestrantes serão Juracy Barbosa, presidente da Associação Nacional dos Médicos Residentes (ANMR); Rosana Leite Melo, secretária-executiva da Comissão Nacional de Residência Médica; Mauro Ribeiro, 1º vice-presidente do CFM e Paulo Baroni, secretário da Secretaria de Ensino Superior do Ministério da Educação (MEC). Mercado de trabalho em medicina será o tema da palestra da ex-presidente da ANMR e membro da Comissão de Integração do Médico Jovem, Naiara Costa Balderramas. Em seguida, o presidente do Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp), Lavínio Camarim, fará a conferência sobre O papel do Conselho na proteção da população.

Gestão da carreira – As atividades do dia 26 de julho (quinta-feira) começarão com uma conferência sobre Gestão de tempo e carreira médica. Em seguida, às 10h, será iniciada a mesa redonda A saúde do médico e suas relações profissionais. O primeiro palestrante será o conselheiro federal e professor da Universidade Federal do Piauí, Leonardo Luz, que falarão sobre o perfil do médico jovem e suas expectativas para o futuro. A saúde mental do médico jovem será o tema da palestra do ex-presidente da ANMR e membro da Comissão de Integração do Médico Jovem, Arthur Danilla. Em seguida, o também membro dessa Comissão, Nívio Lemos Moreira Júnior, vai falar sobre Assédio moral na medicina. A última palestra dessa mesa será da professora da Universidade de Medicina de Marília Katia Burle Guimarães, que vai falar sobre violência na formação médica e os núcleos de apoio.

O primeiro painel da tarde do dia 26 será sobre Inovações em medicina, novas tecnologias e relação médico-paciente. O palestrante será o criador do site www.academiamedica.com.br, Fernando Carbonieri. Os debatedores serão os corregedor do CFM, Fernando Maia Vinagre; o CEO da Health Innova Hub, Fernando Cembranelli e os representantes do hospital Sírio-Libanês, Marcelo Benedet Tournier e Fábio Jatene.

Em seguida, o professor titular do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da USP Chao Lung Wen será o palestrante do painel Presente e Futuro da Telemedicina. Os debatedores serão representantes do CFM, do Hospital Sírio-Libanês e Alberto Einstein, além da diretora-executiva do Núcleo de Inovação Tecnológica (Inrad) do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (HCFMUSP), Marisa Riscalla Madi.

A última conferência do evento será sobre a Ética médica nos tempos atuais, a ser proferida pelo presidente do CFM, Carlos Vital. Após o encerramento, será lida a Carta de São Paulo. Para o integrante da Comissão, Igor Caldas, rondoniense que faz residência médica em São Paulo, este será o maior Fórum Nacional de Integração do Médico Jovem "não só pela concomitância com o 1º Fórum Internacional e consequente participação de médicos de outros países, mas, principalmente, porque a capital paulista reúne uma densidade maior de médicos com poucos anos de formação".

Caldas elogiou a rotatividade nos locais de realização do evento, que já foram realizados em Brasília e Belém do Pará, e propôs que os conselhos regionais também criem suas comissões de médicos jovens. "Já somos maioria entre os praticantes da medicina. É urgente, portanto, que o sistema conselhal tenha um diálogo constante com essa nova geração", defende Caldas.

Saiba mais: http://www.eventos.cfm.org.br

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner

© PORTAL MÉDICO 2010 - o site do Conselho Federal de Medicina -Todos os direitos reservados
SGAS 915 Lote 72 | CEP: 70390-150 | Brasí­lia-DF | FONE: (61) 3445 5900 | FAX: (61) 3346 0231| E-mail: cfm@portalmedico.org.br | CNPJ: 33.583.550/0001-30

FECHAR X