Rede dos Conselhos de Medicina
Selecione o Conselho que deseja acessar:
Plenária do CFM recebe deputado Tadeu Alencar (PSB/PE) Imprimir E-mail
Sex, 22 de Setembro de 2017 15:23

A Plenária do Conselho Federal de Medicina (CFM) recebeu, na noite desta quinta-feira (21), na sede da autarquia, em Brasília (DF), o deputado Tadeu Alencar (PSB/PE). Ele falou do cenário político brasileiro e de sua atual agenda legislativa na Câmara dos Deputados. Foi ainda apresentado ao corpo de conselheiros federais e conheceu os projetos em tramitação na Câmara dos Deputados e Senado Federal cujo conteúdo se relaciona ao exercício da Medicina e à oferta de assistência em saúde aos cidadãos.

No encontro, o parlamentar falou sobre a importância o Brasil avançar em pautas importantes e dos entraves que represaram a agenda do País nos últimos anos. "O problema do Brasil é tão complexo que depende de uma pactuação de muitos – muitos partidos, muitas pessoas, muitas instituições – para solucioná-lo", disse Alencar, em alusão à importância daquela visita institucional.

O presidente do CFM, Carlos Vital, apresentou ao deputado uma síntese do que é o CFM e o seu papel constitucional, técnico-científico, político e social, e o posicionamento dos médicos sobre as grandes questões nacionais que transitam no Congresso. Nesse sentido, defendeu o Estado Democrático de Direito "como a forma de se viver de maneira civilizada no Ocidente".

"Defendemos nossos pontos de vista, mas abrimos espaços para diversas vozes. Com civilidade, apresentamos nossas ideias e crescemos, tentando evitar as beligerâncias. Não podemos avançar com casuísmos e paternalismos. Precisamos promover a emancipação e a consciência política no Brasil", disse.

Ainda de acordo com o presidente do CFM, o Sistema Único de Saúde (SUS) "é bem desenhado e pode funcionar se houver racionalidade, competência e probidade", analisou, criticando a "transferência da responsabilidade, para os médicos, dos problemas que o País sofre na área da saúde".

Outros temas abordados durante a Plenária foram o cenário de agressões contra médicos, fiscalizações, a abertura desenfreada de cursos de medicina, revalidação de diplomas, acreditação de escolas médicas, e uma série de outros tópicos. O deputado Tadeu Alencar demonstrou respeito e afinidade às causas médicas, se colocando à disposição para compromissos em prol da assistência à saúde dos brasileiros.

Foto: Chico Ferreira

Veja mais fotos aqui

 

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner

© PORTAL MÉDICO 2010 - o site do Conselho Federal de Medicina -Todos os direitos reservados
SGAS 915 Lote 72 | CEP: 70390-150 | Brasí­lia-DF | FONE: (61) 3445 5900 | FAX: (61) 3346 0231| E-mail: cfm@portalmedico.org.br | CNPJ: 33.583.550/0001-30