Rede dos Conselhos de Medicina
Selecione o Conselho que deseja acessar:
Lideranças discutem desafios e perspectivas do ensino médico Imprimir E-mail
Sex, 14 de Julho de 2017 16:12
O I Colóquio Acadêmico sobre Ensino Médico no Brasil reuniu nesta sexta-feira (14), na Associação Médica Brasileira (AMB), em São Paulo; lideranças médicas, professores, diretores e coordenadores de curso de Medicina. O objetivo do evento, promovido pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), Federação Brasileira de Academias de Medicina (FBAM) e Academia de Medicina de São Paulo, foi discutir a abertura indiscriminada de novas vagas e cursos de medicina, a qualidade do corpo docente, metodologia de ensino, avaliações seriadas, entre outros assuntos.
 
A partir dos debates, as entidades médicas pretendem formular um documento que será encaminhado ao ministro da Educação, representado no evento pela secretária executiva da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), Rosana Leite de Melo. 
 
Na conferência de abertura, o presidente do CFM, Carlos Vital, apresentou aos participantes o "Panorama atual do Ensino Médico no Brasil". Na oportunidade, ele relembrou os números alarmantes de instituições que continuam a ser inauguradas sem atendimento às exigências mínimas estabelecidas e destacou a importância de se equacionar e qualificar o sistema formador.
 
“Como proposta de qualificação, o CFM e a Associação Brasileira de Educação Médica (Abem) se uniram para desenvolver e implementar o Sistema de Acreditação de Escolas Médicas (Saeme). Acreditamos que este é o caminho para a promoção da segurança na assistência à saúde, do bom conceito da medicina e do prestígio daqueles que a exercem”, defendeu.
 
Vital também apresentou resultados da pesquisa encomendada pelo CFM ao Instituto Datafolha e que revela que a grande maioria da população acredita que a melhor forma de avaliar os alunos e melhorar a qualidade do ensino de Medicina é por meio de avaliações regulares ao longo do curso – 86% consideram a proposta ótima ou boa. 
 
PARTICIPAÇÃO – Além do presidente do CFM, participaram do evento o secretário geral da autarquia, Henrique Batista e Silva; o coordenador da Comissão de Ensino Médico do CFM, Lúcio Flávio Gonzaga Silva; e os conselheiros Jorge Curi (SP) e José Fernando Vinagre (MT).
 
A tribuna de honra da solenidade de abertura contou com a presença dos médicos José Hamilton Maciel, presidente da FBAM; José Roberto Baratella, presidente da Academia de Medicina de São Paulo; Florentino Cardoso, presidente da Associação Médica Brasileira (AMB); Sigisfredo Brenelli, diretor presidente da Abem; Krikor Boyaciyan, corregedor do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp); Florisval Meinão, presidente da Associação Paulista de Medicina (APM); e Gerson Sobrinho, diretor no Sindicato dos Médicos de São Paulo (Simesp).
 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner

© PORTAL MÉDICO 2010 - o site do Conselho Federal de Medicina -Todos os direitos reservados
SGAS 915 Lote 72 | CEP: 70390-150 | Brasí­lia-DF | FONE: (61) 3445 5900 | FAX: (61) 3346 0231| E-mail: cfm@portalmedico.org.br

FECHAR X