Rede dos Conselhos de Medicina
Selecione o Conselho que deseja acessar:
Cremero media acordo para retomada de cirurgias infantil no Hospital de Base Imprimir E-mail
Qua, 14 de Dezembro de 2011 10:29

Depois de duas horas de reunião com cirurgiões pediátricos, diretoria do Sindicato Médico de Rondônia, diretor-geral do Hospital de Base,Reunião no Cremero buscou conciliação Jean Negreiros e cirurgiões de outras especialidades, o Conselho Regional de Medicina de Rondônia (Cremero) mediou um acordo para evitar novos cancelamentos de cirurgias pediátricas, como estava acontecendo no HB. A presidente do Cremero, Maria do Carmo Wanssa, deixou claro que se o CRM fosse seguir à risca o que determina a legislação não só o hospital de base, mas vários outros hospitais públicos teriam de ser fechados, por não oferecer condições de trabalho 

Ao fim da reunião, ficou decidido que haverá entendimento entre os cirurgiões pediátricos e a direção do HB no sentido de verificar e providenciar os materiais necessários mais urgentes para remarcar as cirurgias suspensas o quanto antes. Ainda ficou estabelecido que todas as especialidades cirúrgicas entregarão em 4 dias um levantamento dos materiais urgentes e outra com todos aqueles necessários, além da relação de procedimentos que poderão ser realizados no momento, após a aquisição das necessidades imediatas. As outras cirurgias de maior complexidade que dependem da listagem maior de materiais a serem  adquiridos, serão agendadas para daqui a 90 a 120 dias, até que cheguem estes materiais, se comprometendo a direção em providenciá-los. O mesmo procedimento vale para as cirurgias de emergências de agora em diante e toda vez que houver falta de material o médico deve comunicar por escrito à direção do hospital.

Segundo a diretoria do Cremero, é notória a desorganização no hospital de base, o que gera essa troca de acusação entre diretor e médicos de que falta material para cirurgias.

Conduzindo a reunião, a presidente do Cremero abriu a palavra para que todos fizessem suas colocações e reclamações na presença do diretor do HB e da diretoria do CRM. Ela solicitou, no entanto, que os problemas pessoais fossem deixados para discutir em outro momento, sob pena de prejudicar uma reunião que foi marcada com o objetivo de conciliar para resolver o problema da realização de cirurgias no HB.

A reunião no Cremero contou com a participação de seu vice-presidente, Almerindo Brasil; da tesoureira Simi Marques Bennesby, do diretor-geral do Hospital de Base, Jean Negreiros, do presidente e vice do Sindicato Médico de Rondônia, Rodrigo Almeida e Willian Paschoalim, respectivamente; do diretor do Hospital Cosme e Damião, Nilson Paniágua; representantes dos médicos pediatras, dos cirurgiões gerais, dos cirurgiões ortopédicos, dos cirurgiões cardíacos e dos cirurgiões plásticos.

Em sua intervenção, a médica Simi Marques Bennesby lembrou que os problemas estruturais da área de saúde em Rondônia são históricos e recomendou aos colegas que, na medida do possível e por uma questão humanitária, não cancelem as cirurgias. “Peço isso em respeito a uma população já tão sofrida e desprovida de serviços básicos de qualidade”, sugeriu.

 

Fonte: Cremero

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner

© PORTAL MÉDICO 2010 - o site do Conselho Federal de Medicina -Todos os direitos reservados
SGAS 915 Lote 72 | CEP: 70390-150 | Brasí­lia-DF | FONE: (61) 3445 5900 | FAX: (61) 3346 0231| E-mail: cfm@portalmedico.org.br

FECHAR X