Na cerimônia de encerramento da 16ª Conferência Mundial de Bioética, Ética Médica e Direito da Saúde, realizada de 24 a 27 de julho, na sede do Conselho Federal de Medicina (CFM), em Brasília (DF), o presidente do evento, professor Rui Nunes, agradeceu o apoio recebido das Autarquia que representa os cerca de 600 mil médicos brasileiros. Segundo ele, a entidade proporcionou todo o apoio estrutura necessário à organização do encontro. “Agradeço ao presidente José Hiran Gallo, à equipe do CFM e aos médicos brasileiros. O Brasil é como um irmão. É como estivéssemos em casa. Agradeço pelo comprometimento e amizade”, afirmou.
Palavras semelhantes foram ditas pelo secretário-geral da Associação Médica Mundial (WMA), Otmar Kloiber. “Tivemos aqui uma audiência abrangente, que não tínhamos em outros anos. Foi uma conferência interessante, ampla, em que podemos ouvir outras perspectivas, além da eurocêntrica”, elogiou. A qualidade das palestras também foi elogiada pela segunda-vice-presidente do CFM, Rosylane Rocha, que fez questão de elogiar o empenho dos servidores do CFM na realização do evento.
Maratona – A fala do presidente do CFM, José Hiran Gallo, foi marcada pela emoção. “A 16ª Conferência de Bioética foi um sucesso. Tenho a sensação do dever cumprido. É como se tivesse corrido uma maratona e chegado ao fim em primeiro lugar”, afirmou. Gallo elogiou a qualidade das palestras, agradeceu a confiança recebida do professor Rui Nunes e da Cátedra Internacional de Bioética, “por terem acreditado nesse sonho desde o início, apostando na capacidade do CFM de torná-lo realidade”.
Ele também ressaltou o apoio dos conselheiros do CFM, “que acreditaram na proposta”, e dos funcionários e colaboradores do CFM, “que demonstraram empenho, dedicação e profissionalismo”. Em seguida, o presidente do CFM recebeu das mãos dos organizadores do Conferência, um prêmio honorário “pelo compromisso com a educação bioética no Brasil”. A última atividade do evento foi a apresentação, feita pela professora Jadranka Ponikvar, do local onde será realizada a 17ª Conferência Mundial de Bioética, Ética Médica e Direito da Saúde, que ocorrerá de 24 a 26 de novembro, na Eslovênia.
A cerimônia final pode ser assistida AQUI.