Rede dos Conselhos de Medicina
Selecione o Conselho que deseja acessar:
Deputada federal Mariana Carvalho faz visita institucional ao CFM Imprimir E-mail
Qua, 20 de Dezembro de 2017 10:33

A deputada destacou a importância da aproximação entre medicina e política

A Comissão de Integração do Médico Jovem recebeu nesta terça-feira (19), na sede do Conselho Federal de Medicina (CFM), em Brasília, a médica e deputada federal Mariana Carvalho (PSDB/RO), que falou sobre a importância e a necessidade da aproximação da Medicina à Política. Mariana, que também é advogada, é a parlamentar mais jovem da Câmara dos Deputados e atualmente ocupa o cargo de 2ª secretária da Mesa Diretora da Casa.

Durante o encontro, os membros da Comissão apresentaram alguns dos maiores desafios para os jovens médicos brasileiros, entre eles a falta de valorização da Residência Médica, Síndrome de Burnout e suicídio entre estudantes de medicina e médicos residentes, além do aumento desenfreado de escolas médicas e da necessidade de uma Carreira de Estado que fixe os médicos em áreas de difícil provimento.

“É muito positiva esta oportunidade de poder ouvir os médicos, cada um de um lugar diferente do País e todos buscando a melhoria da saúde dos pacientes e a saúde dos médicos jovens também. Aqui tivemos um momento de união e de aprendizado mútuo e, ainda, de estímulo para que os médicos participem da vida pública”, destacou a deputada.

Mariana Carvalho colocou seu mandato à disposição do CFM e incentivou a eleição de mais parlamentares afinados com a causa médica. “Precisamos da participação mais ativa dos médicos na política. Quero me colocar à disposição da Comissão de Integração do Médico Jovem para estar cada vez mais envolvida com as causas médicas e ser essa conexão entre o Conselho Federal de Medicina e a Câmara Federal”, afirmou.

Envolvimento – A visita atendeu a um pedido da Comissão, coordenada pelo diretor-tesoureiro do CFM e conselheiro federal pelo estado de Rondônia, José Hiran Gallo. Segundo ele, atualmente são muitos os projetos de interesse da saúde pública em tramitação no Congresso Nacional e, por isso, “os médicos não podem ficar alheios às discussões políticas, pelo bem da saúde da população brasileira”.

 Além de representantes do CFM, participaram deste encontro da Comissão de Integração do Médico Jovem docentes e discentes da Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM), Associação Brasileira de Ligas Acadêmicas de Medicina (ABLAM), Associação dos Estudantes de Medicina do Brasil (Aemed-BR), da Associação Nacional de Médicos Residentes (ANMR), Federação Internacional das Associações dos Estudantes de Medicina do Brasil (IFMSA Brazil) e da Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina (Denem Nacional).

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner

© PORTAL MÉDICO 2010 - o site do Conselho Federal de Medicina -Todos os direitos reservados
SGAS 915 Lote 72 | CEP: 70390-150 | Brasí­lia-DF | FONE: (61) 3445 5900 | FAX: (61) 3346 0231| E-mail: cfm@portalmedico.org.br | CNPJ: 33.583.550/0001-30