Rede dos Conselhos de Medicina
Selecione o Conselho que deseja acessar:
Gestão CFM 2009 à 2014 Imprimir E-mail
Sex, 17 de Outubro de 2014 14:56
 
 
alt Renato Moreira Fonseca

Acre 
 
Neurocirurgião. Formado pelo Centro Universitário Serra dos Órgãos, em Teresópolis (RJ). Membro da Academia Brasileira de Neurocirurgia e da World Federation of Neurosurgical Societies. Também é perito médico do INSS. Coordena as atividades da Comissão de Integração do Médico Jovem e da Câmara Técnica de Internação Domiciliar.
 
 
emmanuel-cavalcanti-al
Emmanuel Fortes Silveira Cavalcanti

Alagoas
 
Psiquiatra. Concluiu sua graduação na Escola de Ciências Médicas de Alagoas, em 1977. É o 3º vice-presidente do CFM. Ocupou sucessivas vezes a presidência do Conselho Regional de Medicina de Alagoas. (Mais detalhes no item Diretoria.)
 
alt
Maria das Graças Creão Salgado

Amapá  
 
Nefrologista. Formada pela Universidade Federal do Pará (UFPA). É vice-presidente da Associação Médica do Amapá (AMA) e representante da entidade no Conselho Regional de Medicina do Estado do Amapá (Cremap).
 
 
alt
Júlio Rufino Torres

Amazonas  
 
Ortopedista. Graduado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Fez residência no Hospital das Clínicas, em São Paulo. No Conselho Regional de Medicina do Amazonas (CRM-AM), foi presidente e vice-presidente entre 2003 e 2008.
 
 
alt
Jecé Freitas Brandão

Bahia  
 
Gastroenterologista e mestre em Medicina Interna (USP). Formado na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Na Bahia, foi diretor do Sindicato dos Médicos e da Associação de Medicina; e presidente da Sociedade de Gastroenterologia. Presidiu o Conselho Regional de Medicina da Bahia (Cremeb) de 2001 a 2006.
 
 
jos-albertino-ce

José Albertino Souza

 


Ceará

 

Especialista em Medicina Legal, Ortopedia e Traumatologia. Formou-se na Universidade Federal do Ceará (UFC), em 1980. No CFM, foi conselheiro suplente (2004-2009. Na atual gestão, foi escolhido corregedor adjunto da entidade e coordenador da Câmara Técnica de Medicina Legal e Perícias Médicas. (Mais detalhes no item Diretoria.)

 
alt
José Antonio Ribeiro Filho

Distrito Federal  

Médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade do Paraná em 1965. Espceialista em Mastologia e em Ginecologia. Presidiu a Sociedade Brasileira de Mastologia (1986-1989). Presidente do III Congresso Brasileiro de Mastologia em Brasília em 1974. Ex-diretor do Hospital de Base de Brasília. Fundador da Unidade de Mastologia do HBDF em 1984. Ex-coordenador de cancêr da Secretaria de Saúde do DF. Coordenador da Câmara Técnica de Oncologia Clínica e Cirúrgica. Diretor do Sindicato dos Médicos de Brasília por 3 gestões. No CFM é membro da Comissão de Assuntos Políticos (CAP) representando o CFM. Membro da Câmara Técnica de Parto Normal. Adquiriu em 2001 o Título de Cidadão Honorário de Brasília. Recebeu também a medalha do mérito Alvorada e de Brasília. Comendador da Sociedade Brasileira de Mastologia. Membro e ex-presidente da Academia de Medicina de Brasília. Adiquiriu o Título de Cidadão Honorário da cidade de Guaxupé - MG.
 
 
celso murad es
Celso Murad

Espirito Santo  
 
Pediatra. Formou-se pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Presidiu o CRM-ES, a Associação Médica e o Sindicato dos Médicos do estado. É chefe do Serviço de Pediatria do Hospital Santa Rita de Cássia de Vitória. Coordena os trabalhos da Câmara Técnica em Medicina de Família e Comunidade.
 
 
 
alt
Cacilda Pedrosa de Oliveira

Goiás
 
Gastroenterologia e intensivista. Formada pela Universidade Federal de Goiás (UFG), em 1990. Tem doutorado pela Universidade de São Paulo (2006). Atualmente é conselheira do Conselho Regional de Medicina de Goiás (Cremego).
 
 
abdonmuradimg_2418
Abdon José Murad Neto

Maranhão  
 
Cirurgião-geral e professor. Formado, em 1978, pela Universidade Federal do Maranhão. Foi secretário de Saúde do estado e vereador de São Luís (MA). Atualmente é presidente do Conselho Regional de Medicina do Maranhão (CRM-MA). No Conselho Federal, coordena as atividades da Câmara Técnica sobre Cirurgia Bariátrica e Síndrome Metabólica.
 
 
jos-fernando-maia-vinagre-mt
José Fernando Maia Vinagre

Mato Grosso  
 
Pediatra. Formou-se na Faculdade de Medicina de Teresópolis (RJ), em 1975. Em Mato Grosso, foi presidente da Sociedade de Pediatria e do Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso (CRM-MT), de 1998 a 2001. É o corregedor do CFM e coordenador da Comissão Nacional do Parto Normal. (Mais detalhes no item Diretoria.) 
 
alt
Mauro Luiz de Britto Ribeiro

Mato Grosso do Sul  
 
Formou-se na Faculdade de Medicina de Petrópolis (RJ), em 1984. Fez residência em Cirurgia Geral no Hospital Souza Aguiar. Tem pós-graduação no Hospital Monte Sinai, em Nova Iorque (EUA). Em Mato Grosso do Sul, foi presidente, tesoureiro e 1º secretário do Conselho Regional de Medicina.
 
 
alt
Hermann Alexandre Vivacqua von Tiesenhausen

Minas Gerais  
 
Especialista em Medicina Interna e Terapia Intensiva. Formou-se na Faculdade de Medicina de Vitória. É diretor Clínico da Santa Casa de BH, entre outros cargos.
 
waldircardoso
Waldir Cardoso

Pará  
 
Cardiologista. Pós-graduação lato sensu em fisiologia do exercício e administração hospitalar e de sistemas de saúde. Participa desde 1988 de movimentos médicos sindicais. Tem um histórico de luta em defesa da saúde de qualidade para todos e, em 1990, propôs a criação da Plenária de Saúde, fórum que congregava entidades da sociedade civil interessadas na luta por uma atenção à saúde digna para todos os paraenses e brasileiros.
 
 
alt
Dalvélio de Paiva Madruga

Paraíba  
 
Formou-se na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Fez residência em Cirurgia Geral no Hospital de Base do Distrito Federal. Especialista em Administração Hospitalar. Foi presidente do Conselho Regional de Medicina de seu estado. Na Diretoria do CFM, ocupa a vaga de 2º Tesoureiro.
 
 

alt

Gerson Zafalon Martins

Paraná  
 
Pneumologista e perito judicial. Graduou-se em 1971 pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Naquele estado, foi presidente e tesoureiro do Conselho Regional de Medicina e professor da Faculdade Evangélica do Paraná. (Mais detalhes no item Diretoria.)
 
dr carlos vital 2
Carlos Vital Corrêa Lima

Pernambuco
 
Clínico geral. É pós-graduado em Medicina Ocupacional pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Presidiu o Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) de 2005 a 2008. É membro da Academia Pernambucana de Medicina, sócio-fundador da Sociedade Brasileira de Bioética (regional Pernambuco) e da Sociedade Brasileira de Direito Médico. No CFM, nos últimos anos, contribuiu com as discussões no âmbito das Comissões de Recadastramento, de Revisão Eleitoral e de Revisão do Código de Ética Médica, como representante do Nordeste. Na atual diretoria, como 1º vice-presidente, tem a responsabilidade de coordenar o Departamento de Comissões e Câmaras Técnicas.
 
wiltonmendes2
Wilton Mendes da Silva

Piauí
 
Especialista em Otorrinolaringologia e professor adjunto dessa disciplina na Universidade Federal do Piauí (UFPI). Presidiu o Conselho Regional de Medicina (CRM-PI), onde também exerceu os cargos de vice-presidente, secretário e tesoureiro.

 
aloisio-tibiria-rj
Aloísio Tibiriçá Miranda

Rio de Janeiro  
 
Cardiologista. Formou-se em Medicina em 1976, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Tem longa trajetória de militância junto às entidades médicas. No biênio 2003-2004, foi presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado (Cremerj). De 2004 a 2009, como conselheiro do CFM, iniciou atuação nas Comissões Nacionais de Defesa do Ato Médico e Pró-SUS. Na atual gestão, coordena o Departamento de Processo-Consulta, além das Comissões Pró-SUS e de Saúde Suplementar (COMSU). (Mais detalhes no item Diretoria.)
 
alt
Rubens dos Santos Silva

Rio Grande do Norte  
 
Psiquiatra. Em 1972, concluiu o curso na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). É membro titular da Associação Brasileira de Psiquiatria e presidente da Academia de Medicina do Rio Grande do Norte.
 
 
alt
Cláudio Balduíno Souto Franzen

Rio Grande do Sul  
 
Fisiatra. Foi diretor nacional do Serviço de Reabilitação da Previdência Social. Foi também diretor da Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs), vice-presidente da AMB e diretor de Defesa Profissional no Cremers.
 
 
alt
Paulo Ernesto Coelho de Oliveira

Roraima
 
Graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade Católica de Pelotas (RS), especialista em Radiologia e Diagnóstico por Imagem, pelo Colégio Brasileiro de Radiologia. É auditor-médico do SUS e ex-presidente do CRM-RR, onde integra o corpo de conselheiros.
 
jose-hiran-da-silva-galo-ro
José Hiran da Silva Gallo

Rondônia  
 

Formado em medicina no ano de 1.979, pela Faculdade Estadual de Medicina do Pará, especializado em Ginecologia e Obstetrícia, pós-Graduado Latu Sensu MBA em Gestão Empresarial de Cooperativas (FGV) e doutor em Bioética pela Universidade do Porto/Portugal. É membro honorário da Federação Brasileira de Academias de Medicina (FBAM), da Academia Rondoniense de Medicina, da Sociedade Estadual e Brasileira de Mastologia e da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), reside em Rondônia e participa ativamente das questões políticas e sociais do Estado. Em Porto Velho, o médico foi chefe do serviço de Tocoginecologia e Diretor do Hospital Ary Pinheiro, Presidente do Sindicado dos Hospitais, Presidente do Cremero, Conselheiro do Conselho Estadual de Saúde, dentre outros. Atualmente é diretor-tesoureiro do Conselho Federal de Medicina e coordenador de várias comissões, tais como, Comissão Nacional de Cooperativismo, Médicos Jovens, Parto Normal e Reprodução Assistida.


 
alt
Roberto Luiz d´Avila

Santa Catarina 
 

O presidente do CFM é cardiologista e médico do trabalho. É professor aposentado da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e trabalhou  35 anos no Ex-INAMPS e SUS (Ministério da Saúde). Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1976) e mestre em Neurociências e Comportamento (1998 - UFSC), atualmente cursa doutorado em Bioética, pela Universidade do Porto. Ele acumula anos de experiência dentro da rede de conselhos, sendo que, desde 1999, tem representado Santa Catarina junto ao CFM, onde, em gestões anteriores, já ocupou os cargos de corregedor e de 1º vice-presidente. Sua trajetória no CFM inclui, ainda, a coordenação de importantes comissões, como a que foi responsável pela revisão do Código de Ética Médica e as de Terminalidade da Vida e de Informática em Saúde, nas quais se mantém na coordenação, além da Comissão Nacional em Defesa do Ato Médico. Em Santa Catarina, ocupou a Presidência do CRM por  duas vezes.
 
desir-carlos-callegari-sp
Desiré Carlos Callegari

São Paulo  
 
Anestesiologista. Formou-se na Faculdade de Medicina de Pouso Alegre (MG), em 1977. Fez residência na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. É professor-chefe do Departamento de Cirurgia e membro da Congregação da Faculdade de Medicina da Fundação ABC. Foi eleito presidente da Sociedade de Anestesiologia de São Paulo (Saesp) no biênio 2010/2011. Ocupou a presidência do Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp) de 2006 a 2007. No CFM, responde pela Câmara Técnica de Anestesiologia e pela 1ª Secretaria, que se ocupa dos setores de comunicação e tecnologia da informação.
 
henrique-batista-e-silva-se Henrique Batista e Silva

Sergipe  
 
Graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Sergipe (UFS), em 1970. Mestre em Cardiologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 1976. Lecionou Cardiologia, Clínica Médica e História da Medicina. Ex-presidente da Sociedade Médica de Sergipe (1999-2002), ex-diretor do Hospital Universitário do Estado e ex-presidente do Conselho Diretor da UFS. Desde 2004, tem representado Sergipe junto ao CFM. De 2006 a 2009, foi 1º secretário da entidade. Na atual gestão, é secretário-geral do CFM e também participa de várias câmaras técnicas e comissões, entre elas a que acompanha o ensino médico no país.
 
alt
Pedro Eduardo Nader Ferreira

Tocantins 
 
Graduado pela Universidade Federal de Uberlândia (MG). Tem especialização em Cirurgia Plástica, com pré-requisito em Cirurgia Geral, e pós-graduação em Política e Estratégia Nacional. Também tem formação em Gestão de Recursos Públicos e em Gestão de Cooperativas de Saúde. Coordena os trabalhos da Câmara Técnica de Cirurgia Plástica e é membro da Comissão para estudo da interface entre Cirurgia Plástica e Otorrinolaringologia do CFM, além de representar o Conselho na Câmara Setorial de Cosméticos da Anvisa.
 
alt
Aldemir Humberto Soares

Representante da AMB
 
 
Especialista em Radiologia e Diagnóstico por Imagem. Formou-se na Faculdade de Ciências Médicas “Dr. José Antônio Garcia Coutinho”, em Pouso Alegre (MG). Desde 2001, exerce o cargo de diretor do Serviço de Radiologia do Hospital do Servidor Público Estadual “Francisco Morato de Oliveira”. Coordenador da Câmara Técnica de Radiologia.

 

frederico-henrique--melo-to
Frederico Henrique de Melo

Tocantins 
 
Exerce a clínica médica. Fez Medicina na Universidade Federal do Ceará (UFCE). É médico da Secretaria de Saúde do Estado do Tocantins, em Miranorte, e da Secretaria Municipal de Saúde de Miracema do Tocantins. No estado, tem longa militância junto ao Conselho Regional de Medicina (CRM-TO), no qual já foi presidente por três vezes, entre outros cargos. Representa o Tocantins no CFM desde 2004. Na atual gestão, é o 2º Tesoureiro e, também, representa o CFM nos Fóruns dos Conselhos Federais na Área da Saúde e das Profissões Homologadas no Brasil. Ainda participa da Comissão Pró-SUS e coordena a Câmara Técnica de Medicina Aeroespacial.
 
 
alt
Aldemir Humberto Soares
Representante da AMB
Especialista em Radiologia e Diagnóstico por Imagem. Formou-se na Faculdade de Ciências Médicas “Dr. José Antônio Garcia Coutinho”, em Pouso Alegre (MG). Desde 2001, exerce o cargo de diretor do Serviço de Radiologia do Hospital do Servidor Público Estadual “Francisco Morato de Oliveira”. Coordenador da Câmara Técnica de Radiologia.
 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner

© PORTAL MÉDICO 2010 - o site do Conselho Federal de Medicina -Todos os direitos reservados
SGAS 915 Lote 72 | CEP: 70390-150 | Brasí­lia-DF | FONE: (61) 3445 5900 | FAX: (61) 3346 0231| E-mail: cfm@portalmedico.org.br | CNPJ: 33.583.550/0001-30