Durante o III Fórum de Ensino Médico do CFM, o vice-reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Henry Campos, demonstrou o processo de amadurecimento do Revalida (Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos) e defendeu a manutenção da prova. Para Campos, “o Revalida é uma das experiências mais bem-sucedidas em termos de ensino médico porque é tecnicamente embasado em todas as suas fases”.
Durante uma conferência a representantes de diversas entidades durante o fórum, Henry Campos disse que o novo escopo delineado pelo Revalida ultrapassa a mera comparação de currículos. Segundo ele, evoluiu-se da prática “cartorial” à psicometria, prática educacional altamente contemporânea. “A matriz de correspondência curricular (construída por 16 universidades) nos traz o perfil do profissional que queremos formar e nos permite avaliar a que experiências ele foi exposto no seu processo formativo, define níveis de desempenho”, explica.
Campos apontou ainda que o Revalida é um “processo em aperfeiçoamento” e que a luta das entidades médicas – como o CFM e a Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) – tem sido fundamental para que não haja um retrocesso no busca pela consolidação desse “processo isonômico e tratado como política pública”.
Acompanhe em tempo real a atualização do III Fórum de Ensino Médico pelo Twitter: Medicina_CFM, com o destaque #ensinomedico.