A nova diretoria conduzirá a autarquia até setembro de 2018.

 

Tomou posse, na sexta-feira (3/02), a 33ª Diretoria do Conselho Regional de Medicina do Estado de Santa Catarina (CRM-SC). Autoridades e representantes de entidades médicas compareceram à solenidade, que ocorreu na sede do Conselho, em Florianópolis. A gestão, presidida por Nelson Grisard, irá até setembro de 2018.

Compuseram a mesa solene Antonio Silveira Sbissa, presidente da 32ª Diretoria do CRM-SC; Vicente Augusto Caropreso, secretário de Estado da Saúde; Carlos Alberto Justus da Silva, secretário de Saúde do Município de Florianópolis; Carlos Vital Tavares Correa Lima, presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM); Rafael Klee de Vasconcellos, presidente da Associação Catarinense de Medicina (ACM); Leopoldo Alberto Back, vice-presidente do Sindicato dos Médicos do Estado de Santa Catarina (Simesc), entidade A solenidade de posse da nova diretoria do CRM-SC contou com a presença de autoridades da Saúde e representantes de entidades médicas, como o presidente do CFM, Carlos Vital Tavares Corrêa Lima.coordenadora do Cosemesc; e Luiz Carlos Espíndola, presidente da Academia de Medicina do Estado de Santa Catarina (Acamesc).

Também prestigiaram o evento Raquel Bittencourt, diretora da Vigilância Sanitária do Estado de Santa Catarina; Duarte dos Santos Costa, presidente da Comissão de Ética da Maternidade Carmela Dutra; Murillo Ronald Capella, secretário adjunto de Estado da Saúde João Ghizzo Filho, coordenador do curso de Medicina da Unisul; Marcello Alexandre Seemann, tesoureiro da ASCOP; e os delegados do CRM-SC: Delmo Dunke, de Itajaí; Rômulo Pizzolatti, de Criciúma; Rajá Elias, de Chapecó; e Antônio César de Souza, de Lages.

Em seu discurso de despedida, Antonio Sbissa agradeceu aos que o apoiaram durante os 20 meses em que esteve à frente do CRM-SC. “Em primeiro lugar, gostaria de agradecer à minha esposa Loisiane que, como médica, compreendeu a importância de atuar em nosso órgão de classe, bem como membros da 32ª Diretoria, que com competência e dedicação tornaram possível uma adequada administração deste órgão, que certamente abdicaram de seus preciosos tempos para contribuir em muito com todas as suas experiências para o melhor andamento desta casa.”

Os conselheiros federais, Anastacio Kotzias Neto e Wilmar de Athayde Gerent, conselheiros componentes das comissões, assessores e funcionários também foram lembrados em seu discurso.

“Meus cumprimentos à nova diretoria, que terá a missão de dirigir nosso Conselho nos próximos 20 meses. Meus votos de muito boa gestão ao presidente Nelson Grisard, decano desta entidade, e demais componentes. Afirmo a minha felicidade por fazer parte desta galeria de ex-presidentes, com este elenco personagens que tanto colaboraram com a história do Conselho e tanto trabalharam em prol da Medicina, da  Ética, da Profissão Médica.”

Entre as atividades desenvolvidas durante a sua gestão, o Presidente da 32ª Diretora destacou as ações interinstitucionais com o Ministério Público Federal e Estadual,  Defensoria Pública da União, Secretaria de Estado da Saúde, HEMOSC-CEPON, Diretorias de Vigilâncias Sanitárias Estadual e Municipal, Sindicato dos Servidores, Federação das Unimeds e serviços de atendimento médico pré-hospitalar, UFSC, HU e FAPEU, Conselhos de outras profissões e, ainda, os estabelecimentos de Saúde no Estado.

“A comunicação foi ponto forte desta gestão. O contato frequente com DT/RTs de PJs, visou agilizar a regularização de pendências administrativas e proporcionar acesso a quaisquer outras informações que pudessem contribuir para a prática de procedimentos éticos e orientações ético-administrativas oriundas do CRM/CFM, além da divulgação do Ordenamento Jurídico pertinente à área da saúde e seus prestadores, foi uma constante.”

Na sequência, Sbissa deu posse e diplomou o novo presidente, Nelson Grisard. A 33ª Diretoria, eleita em 12 de dezembro de 2016, fica à frente do CRM-SC até 30 de setembro de 2018.

Ao assumir a presidência dos trabalhos, Grisard empossou os Conselheiros de sua Diretoria e os membros das Comissões Permanentes: Comissão de Divulgação de Assuntos Médicos (Codame), Comissão de Registro de Qualificação de Especialista (RQE), Comissão de Controle Interno e Comissão de Regimento de Corpo Clínico.

Carlos Vital Tavares Correa Lima, Presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), manifestou admiração pelo ex-Presidente e agradeceu por sua contribuição no que considera a reconstrução do país. “Dr. Sbissa tem sabedoria, humildade e coragem, prerrogativas necessárias a quem exerce atividade conselhal frente aos problemas da saúde no Brasil”, afirmou.

A Nelson Grisard, Vital declarou admiração por sua experiência, determinação e entusiasmo para vencer os obstáculos. “Em várias oportunidades pude aprender com este conselheiro a ter como alicerce a união. Sem qualquer dúvida, já comemoro o êxito da gestão da Diretoria agora empossada.”

Vicente Caropreso, secretário de Estado da Saúde (SES), saudou o presidente empossado e se colocou à disposição para a melhoria da qualidade da medicina de Santa Catarina. “Acredito que as entidades, unidas, possam realizar um trabalho de humanização dos hospitais públicos e das unidades médicas.”

Ao proferir seu discurso de posse, o presidente exaltou a importância do CRM. “O Brasil possui um consistente sistema instituído pela Lei Federal nº 3.268/1957 que criou o Conselho Federal de Medicina, cujo seu Presidente e conselheiro federal, Carlos Vital Tavares Corrêa Lima, nos prestigia e honra com sua presença hoje, e os Conselhos Regionais de Medicina em cada Estado e no Distrito Federal, para a fiscalização e aprimoramento da profissão médica, sobretudo no âmbito da ética médica e em proteção daqueles que exercem legalmente a medicina e da sociedade. É pois uma instituição, uma autarquia federal especial, que exerce com proficiência um nobre múnus público.”

Grisard falou sobre a estrutura do Conselho, número de médicos nele inscritos e o trabalho realizado: “Estão inscritas em Santa Catarina 16.145 médicos e 3.505 empresas médicas (pessoas jurídicas), havendo no momento 1.062 fiscalizações de PJ em andamento, incidentes em 929 estabelecimentos se saúde. Em 2016, a função judicante prevista na Lei e nas Normas/CFM e CRM-SC foi exercida através de 161 PEP julgados e 95 PEP instaurados; 352 Sindicâncias julgadas e 253 sindicâncias instauradas. Houve ainda 19 procedimentos administrativos julgados. Houve 190 médicos julgados, sendo 81 absolvidos e 109 condenados; destes, 70 com pena privada e 39 com penas públicas. Portanto, não se pode acusar este Conselho do exercício do corporativismo. Isso mostra que o Conselho não está apático. Esta é uma visão errônea, injusta e inverídica. Mentem aqueles que tal apregoam, mas nada provam”.

O trabalho de orientação ao médico ganhou destaque nas palavras do novo Presidente: o CRM-SC edita, quando o Código de Ética Médica é modificado, o Manual de Orientação Ética e Disciplinar já em sua 5a. edição e entregue a todos os médicos de SC e a todos os Conselheiros de todos os Conselhos Regionais do Brasil e do CFM. Há também a Revista do CRM-SC, o Boletim do CRM-SC quadrimestral e o Boletim eletrônico semanal.

“Devemos nos orgulhar do espírito de luta e de compromisso dos bons médicos, a imensa maioria, no dia a dia do nosso labor profissional em prol dos que sofrem, da sociedade e do ensino médico. É a disciplina de cada um que nos leva ao sucesso!”, afirmou o Presidente.

Ao finalizar seu discurso, Nelson Grisard agradeceu à sua minha esposa Iza pela compreensão e apoio, aos filhos e a presença de todos.

Sbissa entra para a galeria de ex-presidentes

 

Ao deixar a presidência do CRM-SC, Antonio Silveira Sbissa, ao lado de sua esposa, Loisiane Sbissa, recebeu uma placa de agradecimento. Nela estava escrito: “O Corpo de Conselheiros do Conselho Regional de Medicina do Estado de Santa Catarina e seu Corpo de Conselheiros manifestam ao presidente, Antonio Silveira Sbissa, sua alta estima e elevada consideração por sua dedicação ao CRM-SC no exercício da Presidência na gestão da 32ª Diretoria, de 1º/6/2015 a 31/1/2017”.

Na sequência, foi feito o descerramento da fotografia de Antonio Silveira Sbissa, para sua instalação na galeria de ex-presidentes do CRM-SC.

Ao falar sobre o presidente que deixou o cargo, Rachel Duarte Moritz, a vice-presidente, lembrou o quanto Sbissa é respeitado pela sociedade. “Reconhecido nacionalmente como profissional competente, é exemplo para todos os cardiologistas do país e para aqueles, nos quais me incluo, que foram seus alunos.”

Nascido em Florianópolis, casado com Loisiane e pai de Silvana, Marco Antônio, Pedro Paulo e Gustavo, Sbissa tornou-se doutor em Medicina pela Universidade Federal do Paraná, em 1960. Cursou pós-graduação no Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, Serviço dos Professores Luiz Décourt e Euryclides Zerbini.  É especialista em cardiologia pela Associação Brasileira de Cardiologia/Associação Médica Brasileira e Conselho Federal de Medicina. Fez também, como aluno honorário, um estágio de aperfeiçoamento em Cardiologia na Virginia Commonwealth University.

“Durante sua vida profissional teve destaque em todas as áreas nas quais poderia atuar.”, lembrou a Vice-Presidente. Tem contribuído na formação dos jovens médicos desde 1963. Nessa data foi contratado como professor da UFSC, papel que exerceu até 1991 e, onde obteve o título de Doutor em Ciências e Livre Docente. Foi também professor na Universidade do Vale do Itajaí de 1999 até 2008. Atualmente é professor assistente do curso de Medicina da Universidade do Sul de Santa Catarina.

Foi um dos médicos fundadores do Instituto de Cardiologia da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina onde exerceu os cargos de Diretor Clínico e Diretor Geral.

Foi um desbravador na área de Cardiologia, tendo sido fundador e primeiro Presidente da Sociedade Catarinense de Cardiologia, presidente do I Congresso Sul-Brasileiro de Cardiologia, do I Congresso Catarinense de Cardiologia e do I Congresso Brasileiro de Ergometria e Reabilitação Cardiovascular. Foi também membro fundador, ocupante da Cadeira Vinte e Um e Presidente da Academia de Medicina do Estado de Santa Catarina.

É membro do Corpo de Conselheiros do CRM-SC desde 1993, onde exerceu os cargos de vice-presidente e presidente. “Como conselheiro, no seu jeito tranquilo de ser, durante todos esses anos, sempre esteve presente e jamais negou uma tarefa que lhe fosse designada, mesmo que essa tarefa fosse árdua, sempre cumprindo-a com esmero. Culminou seu trajeto na vida conselhal como Presidente, quando destacou-se a sua personalidade pacificadora. Obrigada, Mestre Sbissa, pelo seu exemplo profissional e pela sua dedicação a este Conselho”, finalizou Rachel.

 

33ª Diretoria
Gestão de 1º de fevereiro de 2017 a Dia 30 de setembro de 2018

Presidente: Nelson Grisard
Formado pela Universidade Federal do Paraná – 1961
Especialista em Pediatria, Neonatologia e Perinatologia
Livre-Docente pela UFSC
Ex-professor da UFSC e professor da Univali e da Unisul
Conselheiro desde 1978
Presidente do CRM-SC de 1992 a 1995

Vice-Presidente: Rachel Duarte Moritz
Formada pela UFSC – 1981
Especialista em Medicina Interna – Medicina Intensiva
Mestrado em Ciências Médicas pela UFSC
Doutorado em Engenharia de Produção pela UFSC
Professora associada do Departamento Clínica Médica da UFSC
Conselheira desde 2003

Secretária Geral: Áurea Gomes Nogueira
Formada pela Universidade Federal Fluminense – 1975
Especialista em Pediatria e Neonatologia
Mestrado em Ciências Médicas pela UFSC
Conselheira desde 1998

1º Secretário: Ylmar Corrêa Neto
Formado pela UFSC – 1988
Especialista em Neurologia e Neurofisiologia Clínica
Mestrado em Medicina Interna pela UFSC
Doutorado em Ciências (Neurologia) pela USP
Professor da UFSC
Conselheiro desde 1998

2º Secretário: Juliano Pereima de Oliveira Pinto
Formado pela UFSC – 1994
Especialista em Radiologia e Diagnóstico por Imagem
Conselheiro desde 2008
Indicado pela ACM

1º Tesoureiro: Tanaro Pereira Bez
Formado pela UFSC – 1973
Especialista em Anestesiologia
Conselheiro de 1983 a 1993 e desde 2003
Presidente do CRM-SC de 2013 a 2015

2º Tesoureiro: Odi José Oleiniski
Formado pela UFSC – 1978
Especialista em Cardiologia, Clínica
Médica e Medicina Intensiva
Conselheiro de 1988 a 1993 e desde 2008

Corregedor: José Francisco Bernardes
Formado pela UFSC – 1978
Especialista em Ortopedia e Traumatologia
Mestrado pela Universidade Federal de São Paulo – 1996
Conselheiro desde 1998
Presidente do CRM-SC de 2010 a 2011

Vice-Corregedor: Zulmar Vieira Coutinho
Formado pela UFSC – 1980
Especialista em Medicina Legal e
Perícia Médica e em Patologia Clínica/Medicina Laboratorial
Professor da UFSC e UNISUL
Conselheiro desde 2008

 

COMISSÕES PERMANENTES

COMISSÃO DE DIVULGAÇÃO DE ASSUNTOS MEDICOS (CODAME)

Presidente: Eulina Tokiko Rodrigues da Cunha
Secretária: Mario Cesar Pereira da Silva
Membros: Arthur Koerich D’Ávila e Juliano Pereima de Oliveira Pinto

 

COMISSÃO DE REGISTRO DE QUALIFICAÇÃO DE ESPECIALISTA (RQE)

Presidente: Andréia Thives de Carvalho Hoepers
Secretário: Fabio Firmino Lopes
Membro: Paulo de Tarso Freitas
 

COMISSÃO DE CONTROLE INTERNO

Presidente: Zulmar Vieira Coutinho
Secretário:  Dorival Antônio Vitorello
Membro:  Andréia Antunes Caldeira de Andrada Ferreira
 

COMISSÃO DE REGIMENTO INTERNO DE CORPO CLÍNICO

Presidente:  Milton Fiedler
Secretário:  Antonio Silveira Sbissa
Membro: Amauri Olívio Zanona

 

Acesse as fotos da solenidade em https://www.flickr.com/photos/98904294@N08/albums/72157676305972074/page1/

 

Fonte: CRM-SC

Flickr Youtube Twitter LinkedIn Instagram Facebook
Освежите свой азарт с казино Вавада! Перейдите на зеркало официального сайта Вавада. Здесь вы найдете уникальные игры и выгодные бонусы, которые увеличат ваш шанс на большие выигрыши.
namoro no brasil
Aviso de Privacidade
Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o Portal Médico, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies. Se você concorda, clique em ACEITO.