Termina nesta sexta-feira (27) o X Congresso Brasileiro de Bioética, evento promovido pela Sociedade Brasileira de Bioética (SBB) com o apoio do Conselho Federal de Medicina (CFM).
Durante os quatro dias do congresso, em Florianópolis (SC), foram discutidos diversos temas de Bioética e suas interfaces com o Direito, o Meio Ambiente, a Educação, Saúde Coletiva, Direitos Humanos e Pesquisa, além de Bioética Clínica e fundamentos teóricos e filosóficos desta ciência.
Em sua décima edição, o congresso que equipara-se hoje aos maiores eventos mundiais de Bioética, como o promovido pela IAB (International Association of Bioethics). Cerca de 1.200 bioeticistas e interessados no diálogo bioético discutiram temas como pesquisas em seres humanos, tomada de decisão em Bioética Clínica, ensino, comunicação de más notícias, Biopolítica, diretivas antecipadas e terminalidade da vida. A programação científica também promoveu debates sobre judicialização da saúde, segurança biológica, Sistema CEP-Conep, responsabilidades morais frente às mudanças climáticas globais, consentimento livre e esclarecido, o uso do placebo, cuidados paliativos e muitos outros.
Nesta sexta-feira, os pesquisadores e participantes abordam aspectos como conflitos de interesses entre médicos e a indústria farmacêutica, Declaração de Helsinque, ensaios clínicos e vigilância do óbito materno, infantil e fetal.
Saiba mais sobre o X Congresso Brasileiro de Bioética em: http://www.bioeticafloripa2013.com.br/