Para o coordenador do curso de BLS (Suporte Básico de Vida) do Centro de Treinamento em Emergências da Socesp, Thiago Corain, uma cidade congestionada como São Paulo precisa urgentemente se preparar para os atendimentos cardiovasculares. “Quando uma pessoa tem uma parada cardíaca, a cada minuto ela perde 10% de chances de sobreviver. Se nada for feito em 10 minutos, essa pessoa morre”, explica e completa: “quem está do lado, tem que acionar a emergência, pelo telefone 192 ou 193, e fazer compressões torácicas até a chegada da ambulância”.
Cerca de 720 paradas cardíacas ocorrem por dia no Brasil, o que significa 262.800 por ano. “Menos de 2% dessas pessoas chegam com vida aos hospitais, morrendo no caminho ou no local da emergência”. Thiago Corain afirma que para reverter esses números é vital ensinar a população a reconhecer os sinais de uma parada cardíaca e treinar as pessoas a fazerem massagens até a chegada do resgate. “É uma série de medidas que, denominadas ‘corrente da vida’, farão toda a diferença”, finaliza.
O curso, que conta com a parceria da Autoban, Projesom e UniSantanna, acontecerá das 10h às 12h e será aberto para a população que ao final receberá uma declaração de participação. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do site: http://www.socespemergencia.
Treinamento em Massa
Dia: 15 de outubro
Horário: das 10h às 12h.
Local: Faculdade UniSantanna – Unidade Sede Santana
Endereço: Rua Voluntários da Pátria, 257 Santana
Inscrições gratuitas através do site:
http://www.socespemergencia.
Fonte: Socesp