A nota sobre a morte do cirurgião norte-americano é assinada pelo presidente da SBOT, Osvandré Lech, que foi aluno de Neer. Ele conta que Charles Neer nasceu em 1917, numa fazenda em Vinita, nos Estados Unidos, mesmo local onde faleceu a 28 de fevereiro último. Filho e neto de médicos, cursou medicina na Universidade de Pennsylvania e começou como interno no “Columbia-Presbiterian Medical Center”, onde fez carreira, terminando como professor emérito.
Serviu na II Guerra, como cirurgião do Exército norte-americano na Europa, Japão e Filipinas e, após o conflito, chefiou o Serviço de Fraturas e o de Ortopedia do Adulto na Universidade de Columbia onde, em 1955, inicia a maior transformação da cirurgia do ombro, introduzindo a artroplastia parcial. Em 1963 se fez presente no primeiro encontro científico sobre cirurgia do ombro, no Canadá, e em 1969 presidiu o “Board of Directors” da AAOS e da AOA.
Em 1976, coube ao prof. Neer estabelecer o primeiro treinamento em cirurgia do ombro e cotovelo dos Estados Unidos e, seis anos depois, fundou o “American Shoulder and Elbow Surgeons”, do qual foi o primeiro presidente.
Em 1987, o Clinical Orthopaedics and Related Research dedicou um volume inteiro à sua considerável contribuição ao mundo da cirurgia do ombro: artroplastia parcial, depois total, classificação das fraturas proximais do úmero, classificação das fraturas distais da clavícula, o conceito de “Impingement Syndrome” e da patologia do manguito rotador, a importância do os acromiale como fator predisponente da lesão do manguito, os conceitos modernos sobre instabilidade e luxação do ombro, a definição da instabilidade multidirecional e da “cuff tear arthropathy” e a importância da reabilitação no pós-operatório.
Durante o meio século de sua carreira, o professor Neer anos, modificou conceitos e alterou paradigmas desta então nova área do conhecimento ortopédico. Foi o conferencista mais requisitado da área, sendo “Inaugural Speaker” da maioria das sociedades de ombro do mundo, incluindo a Sociedade Sul-Americana de Cirurgia do Ombro e Cotovelo, em 1994, em Salvador, Bahia.
O prof. Neer estabeleceu ainda, com recursos próprios, o prêmio “Neer Award”, presidiu o IV Congresso Mundial do Ombro, fundou o “International Board” e o “Board of Trustees” da revista científica da cirurgia do ombro e do cotovelo e sua produção científica.
Fonte: SBOT