Doença atinge aproximadamente 25% da população idosa no Brasil
A Regional Piracicaba da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo – Socesp – vai promover, no dia 19 de março, o encontro Síncope: do diagnóstico ao tratamento, com palestra de Hindalis Ballesteros Epifanio, médica cardiologista do Centro de Arritmia do Hospital Albert Einstein e Pós-graduada da Unidade de Arritmia e Marca-passos do InCor-FMUSP.
O encontro é voltado para cardiologistas, clínicos gerais e geriatras. Os interessados podem se inscrever pelo telefone (11) 3179-0039 / 0049 ou pelo site www.socesp.org.br.
O presidente da Regional Piracicaba da Socesp, Francisco Ramos Farina, explica que Síncope é a perda súbita e transitória da consciência e consequentemente da postura, devido à redução na irrigação de sangue para o cérebro. Normalmente o doente recupera rápida e espontâneamente a consciência após a queda, pois o sangue que estava concentrado nos membros inferiores retorna ao cérebro. A doença é um problema frequente na população mais idosa – em torno de 25% – e é responsável por aproximadamente 1 a 6% de todas as admissões hospitalares.
Segundo o cardiologista, o evento vai abordar os principais tipos de Síncope Cardíaca: arrítmicas, obstrutivas, isquêmicas e por insuficiência cardíaca. “Apresentaremos as melhores formas de identificação, diagnóstico e prognóstico para cada uma das diferentes Síncopes. Será uma grande atualização sobre a doença”, conclui.
Socesp Piracicaba | Síncope: do diagnóstico ao tratamento
Data: 19 de março de 2013
Horário: 20h
Local: APM Piracicaba
Endereço: Av. Centenário, 546 – Piracicaba/SP
Informações e inscrições: (11) 3179-0039 / 0049 | www.socesp.org.br
* acadêmicos e residentes em cardiologia podem se filiar à Socesp com isenção da taxa de anuidade para participação nos eventos da entidade. Basta levar um comprovante desta situação e preencher a proposta de filiação no dia do encontro.
Fonte: Socesp