Entre 15 e 25% dos abortos espontâneos são causados pela doença
Cardiopatia congênita é o nome dado à doença de anormalidade da estrutura ou da função do coração. Essas malformações podem estar presentes desde antes do nascimento, mesmo que a descoberta seja muito mais tarde. 1/3 de todas as cardiopatias congênitas observadas na vida extrauterina é grave e necessita tratamento clínico ou cirúrgico ainda no primeiro ano de vida. Elas também são responsáveis por aproximadamente 40% de todas as malformações congênitas graves em seres humanos e atingem em torno de seis a 10 em cada 1.000 nascidos vivos.
As causas mais frequentes de malformações cardíacas congénitas são fatores ambientais como infecções provocadas por vários tipos de vírus, exposição aos raios X, consumo excessivo de álcool e administração de medicamentos contra-indicados e aos quais a mãe pode se expor durante a gravidez. Eles interferem no desenvolvimento do coração, principalmente nos 3 primeiros meses da gravidez.
Segundo o presidente da Regional Bauru da Socesp, Christiano Roberto Barros, são dois os tipos de cardiopatias congênitas cianogênicas: tetralogia de Fallot e transposição dos grandes vasos. Eles são responsáveis por 85% de todos os defeitos cardíacos.
Devido à importância do assunto, a Regional de Bauru da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo – Socesp vai promover, no dia 05 de abril, o evento Cardiopatias Congênitas Cianogênicas. Os Drs. Sírio Hassem Sobrinho, professor adjunto de Cardiologia da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto e Rossano Cesar Bonatto, responsável pela disciplina de Cardiologia Pediátrica da Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp, serão os palestrantes.
O encontro debaterá as melhores formas de detecção e tratamento para a correção do defeito estrutural. “Discutiremos quando a indicação de cirurgia é imediata ou quando é possível aguardar. Dependendo do caso, a intervenção pode ser feita intraútero. Cada paciente tem particularidades quanto aos medicamentos ou outras medidas indicadas, por isso a atualização é imprescindível”, conclui Christiano Roberto Barros.
Os interessados podem se inscrever pelos telefones (11) 3179-0039/0049 ou pelo site da entidade: www.socesp.org.br.
SOCESP Bauru | Cardiopatias Congênitas Cianogênicas
Data: 05 de abril de 2013
Horário: 20h
Local: APM Bauru
Endereço: Rua Amadeu Sangiovani, 4-47 – Bauru/SP
Inscrições e informações: www.socesp.org.br ou 3179-0039 / 0049
*acadêmicos e residentes em cardiologia podem se filiar à Socesp com isenção da taxa de anuidade para participação nos eventos da entidade. Basta levar um comprovante desta situação e preencher a proposta de filiação no dia do encontro.
Fonte: Socesp