A Regional Araraquara da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo – Socesp – vai promover, no dia 22 de outubro, a “Jornada de Valvopatia” para discutir o tratamento clínico da doença e quando o tratamento percutâneo ou cirúrgico é indicado.
O presidente da Regional, Antonio Carlos Braga de Moraes, explica que são dois os tipos de principais valvopatias: insuficiência – quando não há o fechamento adequado da válvula – e estenose – quando a abertura da válvula está comprometida. Os dois casos prejudicam o fluxo sanguíneo e podem ocasionar falta de ar, cansaço, desmaios e, a longo prazo, problemas pulmonares, aumento no tamanho do coração com conseqüente comprometimento do seu funcionamento, e ainda risco maior de endocardite infecciosa, isto é, infecção da válvula cardíaca.
O encontro será dividido em quatro partes: “Valvopatia Mitral – Critérios necessários para condutas”, “Valvopatia Aórtica – Critérios necessários para condutas”, “Avaliação ecocardiográfica das Valvopatias – sinais importantes para definir condutas” e “Debates de Caso Clínico”. O evento é voltado para cardiologistas, clínicos gerais, cirurgiões cardíacos, intensivistas, cardiologistas intervencionistas, residentes e alunos de medicina. Os interessados podem fazer as inscrições pelo site www.socesp.org.br ou pelo telefone (11) 3179-0049/68.
Encontro: Jornada de Valvopatia
Data: 22 de outubro de 2011
Horário: das 08h30 às 11h30
Local: Anfiteatro Unimed
Endereço: Rua Bento de Abreu, 1008 – Araraquara
Inscrições: www.socesp.org.br / (11) 3179-0049 / 0068 (sem custos)
* acadêmicos e residentes em cardiologia podem se filiar à SOCESP com isenção da taxa de anuidade para participação nos eventos da entidade. Basta levar um comprovante desta situação e preencher a proposta de filiação no dia do encontro.
Fonte: Socesp