12º Programa de Educação Médica Continuada é principal encontro de atualização profissional em Cardiologia do interior do estado
Cardiologistas da capital e interior do estado do Rio de Janeiro, além de estudantes universitários, se reúnem no dia 23 de junho, na Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FASE), em Petrópolis, para o 12º Programa de Educação Médica Continuada (PEMC), evento gratuito para profissionais de saúde realizado pela Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio de Janeiro (Socerj).
O encontro acontece das 8h às 13h e debate os principais assuntos da área, os desafios da profissão, incluindo dilemas enfrentados no consultório, além de temas como trombólise, reversão da fibrilação atrial, palpitações cardíacas e casos clínicos em doença coronariana aguda.
“O Programa de Educação Médica Continuada da Socerj é uma excelente oportunidade de atualização do conhecimento científico, além de discutir sobre temas práticos, os tratamentos e as técnicas diagnósticas mais atuais. Isso sem falar na integração entre profissionais de diferentes locais e especialidades”, explica a Dra. Glaucia Moraes, presidente da Socerj.
Criado em 2000, o PEMC tornou-se tradição no meio da Cardiologia e se firmou como programa de educação continuada na área da saúde, atraindo desde profissionais a estudantes de medicina em busca de conhecimento, debates e novidades no setor.
Ao final do evento, serão sorteados e-books, tablets e inscrições para o 10º Congresso Fluminense de Cardiologia. As inscrições são feitas no próprio dia, no local, que fica na Av. Rio Branco, 1.003, Centro. Mais informações pelo site www.socerj.org.br.
Programação completa
7h30 – 8h – Inscrições
8h – 8h10 – Abertura FMP/FASE
8h10 – 8h20 – Abertura Socerj
8:20 – 9:00 – Conferência: Doença Coronariana Aguda. O que mudou na nossa prática após a última diretriz de SCA SSST da ESC-2011?
Presidente: Bruno Vogas Lomba Tavares
Conferencista: Eduardo Nagib Gaui
9h – 10h – Colóquio: Cardiointensivismo
Moderadores: Bruno Bandeira e Flávia Barros
Debatedores: Glaucia Maria Moraes de Oliveira; Ricardo Mourilhe Rocha; Eduardo Benchimol Saad e Roberto Esporcatte
Takotsubo – Epidemia ou doença antiga não diagnosticada?
Trombólise ou transferência para angioplastia? Onde está a verdade? Reversão de fibrilação atrial aguda. Quando e como fazer?
Novas diretrizes do ACLS – 2010: O que há de novo?
Como otimizar o tratamento das SCA em unidades de baixa complexidade como as UPAs?
10h – 11h – Simpósio Satélite Novartis Cardiometabolismo
11h – 11h30 – Coffee Break
11h30 – 12h30 – Colóquio: Dilemas no Consultório
Moderadores: Gelsomina Angelina M. Costa Pereira e Ricardo Luiz Ribeiro
Debatedores: Eduardo Benchimol Saad; Marcelo Imbroinise Bittencourt; Serafim Ferreira Borges e Roberto Esporcatte
Novos anticoagulantes orais para FA: Já temos segurança para uso?
Como lidar com as Palpitações nossas do dia a dia?
Atestado para academia: O que é necessário para jovem, idoso e cardiopata?
Doutor eu posso? Quando liberar o cardiopata GRAVE para atividade física não supervisionada, viagens prolongadas ou uso de inibidores da fosfidiesterase e álcool.
Como conduzir os pacientes com stent farmacológico na dengue, anemia, rombocitopenia, cirurgia não cardíaca entre outras adversidades?
12h30 – 13h30 – Jogo Comentado entre as Ligas de Cardiologia
Faculdade de Medicina de Petrópolis (FASE) X Escola de Medicina Souza Marques
Temática: Diretrizes de IC Aguda e Crônica da SBC
Apresentador: Bruno Bandeira
Comentários: Marcelo Imbroinise Bittencourt e Ricardo Mourilhe Rocha
13h30 – Encerramento e sorteios