O Congresso de Arritmias da Sobrac terá sessões interativas e práticas, onde os visitantes poderão esclarecer dúvidas e aperfeiçoar suas técnicas. Também serão apresentados temas livres, práticas clínicas e estudos de renomados especialistas do Brasil e do exterior.
“A importância de congressos específicos, como este da Sobrac, é trazer profissionais reconhecidos nesta área vindos do exterior, ter parcerias com Sociedade internacionais e uma ampla discussão sobre os principais temas que envolvem as arritmias cardíacas e a morte súbita”, explica Guilherme Fenelon, presidente da Sobrac. “E o resultado de tudo isto é o melhor preparo dos cardiologistas brasileiros para atender a população no seu dia a dia”, completa Fenelon.
Um dos destaques será Samuel Asirvatham, professor de Medicina e professor de Pediatria na Faculdade de Medicina da Clínica Mayo (EUA) e também vice-Presidente de Inovação Cardiovascular da Divisão de Doenças Cardiovasculares da Clínica Mayo. Reconhecido internacionalmente, o Dr. Asirvatham é um dos maiores especialista na área dos distúrbios do ritmo cardíaco e em eletrofisiol ogia. Na Clínica Mayo, o Dr. Asirvatham também é Diretor do Programa de Formação de Eletrofisiologia Cardíaca e chefe da equipe Terapêutica Cardiovascular.
Haverá ainda outras duas conferências internacionais de grande interesse para os participantes. A palestra com Angelo Auricchio, presidente da European Heart Rhythm Association (EHRA), diretor do Programa de Insuficiência Cardíaca na Fondazione Cardiocentro Ticino (Lugano/Suíça) e diretor do Programa de Insuficiência Cardíaca na Fondazione Cardiocentro Ticino (Lugano/Suíça), sobre “Estado da arte: Ressincronização cardíaca”. E com Luis Mont, cardiologista do Hospital Clínico da Universidade de Barcelona, sobre “Fibrilação Atrial e atividade física”.
Dentre os diversos temas e apresentações de estudos e casos clínicos do Congresso Brasileiro, estarão a fibrilação atrial, os dispositivos implatáveis, as bradiarritmias e taquiarritmias, a morte súbita em atletas, a prevenção de AVC, a genética nas arritmias, dispositivos implantáveis em crianças, entre outros.
O Congresso também discutirá através de workshop, a Ressuscitação Cardiopulmonar e o uso do Desfibrilador Externo Automático, as novas diretrizes da Ressuscitação Cardiopulmonar e o Treinamento de habilidades em RCP de acordo com as Diretrizes.
Em conjunto com entidades internacionais, o Congresso Brasileiro terá simpósios da Sobrac com a SOLAECE (Sociedad Latinoamericana de Estimulacion Cardiaca y Electrofisiologia), com a EHRA (European Heart Rhythm Association) e um Simpósio Luso-Brasileiro.
XXVIII Congresso Brasileiro de Arritmias Cardíacas
Data: 30 de novembro a 03 de dezembro de 2011
Local: Centro de Eventos e Convenções Brasil 21 – SHS Quadra 06, Lote 01, Conjunto A, Bloco G – Setor Hoteleiro Sul – Brasília – DF
Site: http://www.sobrac.org/conteudo s/pgcongressos_home.asp?
Programa Oficial: http://www.sobrac.org/editor/
Site SOBRAC: www.sobrac.org
Facebook: http://www.facebook.com/sobrac
Twitter: http://twitter.com/SOBRAC_org (@sobrac_org)
Fonte: Sobrac