A regional Santos da Socesp – Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo – vai promover, no dia 02 de julho, um simpósio para debater Condutas eficientes para situações clínicas frequentes no consultório de Cardiologia. O evento é voltado para cardiologistas da baixada santista e terá a participação de renomados especialistas. Os interessados podem fazer as inscrições gratuitas pelo site www.socesp.org.br ou pelo telefone (11) 3179-0068/0042/0049.
Quatro temas serão debatidos: Fibrilação Atrial, com o médico Edison R. Cruz; Insuficiência Cardíaca, com o Dr. William da Costa; Dislipidemia e Aterosclerose, com Hermes Toros Xavier; e Hipertensão Arterial, com o cardiologista Rui M. S. Póvoa. A Fibrilação Atrial é um tipo de taquicardia que atinge 10% dos idosos acima de 70 anos e pacientes portadores de doença cardíaca. “Os sintomas mais comuns são palpitação, fadiga, cansaço aos esforços, falta de ar, desmaios, tontura e dor no peito. É importante que o especialista saiba como agir diante desse quadro. Por isso a escolha desse tema para nosso encontro”, afirma o presidente da Regional Santos, Dr. Hermes.Xavier.
Com relação à Hipertensão, o cardiologista explica que serão apresentadas as novas diretrizes. O uso de medicamentos redutores da pressão ainda é a principal arma contra a doença. Mas um dos grandes problemas no Brasil é a baixa adesão aos tratamentos. “Do total de hipertensos estimados, 12 milhões nem sequer sabem que têm a doença, que chamamos de silenciosa, e só 10% têm a pressão sob controle”.
No caso do das dislipidemias e aterosclerose, o grande objetivo é debater estudos e técnicas que ajudem a reduzir a alta incidência da doença, que é a maior causa de morte no Brasil, EUA e nos principais países ocidentais, através do infarto agudo do miocárdio e acidente vascular cerebral. “Já a insuficiência cardíaca é a deficiência do coração em bombear o sangue, causando muitos sintomas ao paciente, como falta de ar, cansaço, internações hospitalares e aumentando da mortalidade”, revela o presidente da Regional.
Ao final das apresentações, os participantes poderão fazer perguntas para os palestrantes. “Sem dúvida essa será uma excelente oportunidade para os especialistas da região se atualizarem”, conclui Xavier.
Socesp Santos – Simpósio: Condutas eficientes para situações clínicas frequentes no consultório de Cardiologia
Data: 02 de julho de 2011
Horário: das 08h45 às 13h00
Local: AMS – Associação dos Médicos de Santos
Endereço: Avenida Ana Costa, 388 – Santos – SP