O Plenário do Conselho Federal de Medicina (CFM) recebeu nesta quinta-feira (8) a visita do senador paraibano Cássio Cunha Lima (PSDB). O encontro se insere na importância atribuída pelo CFM à maior aproximação com os debates realizados no âmbito do Congresso Nacional. Durante 2011, vários outros parlamentares também estiveram na sede do CFM, onde puderam conhecer melhor as atividades da instituição e ter acesso a posições defendidas pelos conselheiros.
O senador Cássio Cunha Lima veio ao CFM a convite do conselheiro Dálvelio Madruga, representante da Paraíba no Conselho. Como integrante da Comissão de Assuntos Políticos doCFM , o conselheiro busca estimular o debate político em defesa dos interesses da Medicina e da melhora da qualidade da assistência no país.
“O CFM possui papel de extrema relevância para a sociedade brasileira”, elogiou o convidado, que pretende retornar em 2012 ao Conselho para apresentar em detalhes propostas para reequilibrar o chamado pacto federativo. Para ele, esse é o caminho para o Estado finalmente dar respostas satisfatórias a problemas históricos que afetam áreas como saúde e segurança pública.
No encontro, Cunha Lima também foi lembrado pelo presidente do CFM, Roberto Luiz d’Avila, sobre a relevância do projeto de Regulamentação da Medicina, já aprovado pela Câmara dos Deputados e atualmente em tramitação no Senado. “Coloco-me à disposição no Senado para expressar o pensamento do Conselho Federal de Medicina e dos médicos brasileiros”, afirmou o parlamentar.
Para subsidiar o trabalho do senador, o conselheiro Dalvélio Madruga lhe entregou uma série de publicações e documentos preparados pelo CFM. Entre eles, estava um exemplar da pesquisa Demografia Médica no Brasil: Dados Gerais e Descrições de Desigualdades, recentemente lançado, em Brasília.