A Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), uma das patrocinadoras do Seminário Internacional de Traumas no Trânsito, quer discutir no evento as causas da redução significativa das mortes no trânsito brasileiro, que caíram de 55 mil por ano, em 1997, para 37.200, em 2007, segundo números federais. A discussão será no Hotel Windsor Barra, nesta quarta-feira, dia 28, aproveitando a realização do 41º Congresso de Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia e do Fórum Global de Traumas da Organização Mundial da Saúde, que trará ao Brasil os mais importantes especialistas inclusive Etienne Krug, diretor do Departamento de Violência, Injúrias, Prevenção e Incapacidades da OMS. Para o órgão mundial, a violência e as mortes no trânsito se tornaram uma epidemia, um doas maiores problemas de Saúde Pública, explica o ortopedista Marcos Musafir, que também integra, como consultor, este Departamento na OMS. Os números da Organização Mundial da Saúde indicam que a África, a América Latina, e também a Índia lideram as mortes no trânsito, 105,7 mil por ano, seguida pela China, 96,6 mil por ano, enquanto os Estados Unidos registram 42,6 mil óbitos. “O Brasil, que já esteve em terceiro lugar nessa lista, melhorou após o engajamento dos ortopedistas e da socidade civil ocupando agora a 8º posição, mas é um dos países que emitiu mais habilitações e produziu mais veículos, afirma Marcos Musafir. O objetivo dos médicos é apresentar à OMS e aos demais países o que contribuiu no Brasil para essa redução. Certamente, um dos motivos foi o novo Código de Trânsito, que estabeleceu punições mais severas para a falta do uso do cinto de segurança e do capacete pelos motociclistas, bem como o aumento da fiscalização eletrônica da velocidade e a limitação do consumo de álcool para dirigir. “Destaca-se no cenário nacional ainda, a atuação desde 1988 (21 anos) da SBOT, promovendo a prevenção, realizando estudos, pesquisas técnicas, trabalhos e campanhas de conscientização dos usuários do trânsito, graças a responsabilidade de seus membros”, lembra Marcos Musafir, que também já foi presidente da entidade. “A SBOT criou condições de capacitação dos ortopedistas e até já recebeu prêmios pelas campanhas ‘criança protegida’, ‘30 segundos da consulta para lembrar do respeito as leis do trânsito’ e outras com parceiros da área da saúde e instituições como a Abramet, Detrans e Universidades”. Porém, que a obediência não é total, tanto que há um mês ate um padre usuário de um mototaxi, sem capacete, morreu no Pará, quando a motocicleta derrapou. A SBOT é contra a liberação dos mototáxis, sem treinamento específico, e recomenda o uso de motos com caçamba lateral para o passageiro. A entidade considera também importante limitar o tráfego em rodovias de motoristas pouco experientes, com pouco tempo de carteira, da mesma forma que acha necessário que as motos e auto-escolas treinem os candidatos a motorista para a direção com chuva e a noite. Importante, também, é a capacitação dos hospitais, para qualificar o atendimento das vítimas, diz Musafir, pois muitas vidas se perdem pela falta de recursos materiais para o socorro. No Brasil, para cada morte no trânsito, há 11 internações de traumatizados, 85% destas, vítimas com lesões músculo-esquelétricas. Dentre os que atingem maior porcentagem de internação estão os pedestres, que correspondem a 46% dos internados vítimas mais vulneráveis de atropelamento, seguidos pelos motociclistas, com 25% das internações. Como a OMS levantou a situação e as estatísticas de trânsito em 176 países, divulgará, pela primeira vez no Brasil durante o Seminário, os resultados que servirão para comparação dos dados sobre esse problema que causa uma morte no mundo a cada 30 segundos. “Vamos aproveitar o evento para examinar as medidas que foram mais eficazes para reduzir o número de acidentes e de óbitos no mundo inteiro”, diz Musafir, “e apresentar a vasta experiência brasileira, para que possam ser adotadas pelos demais países, pois hoje o mundo inteiro sofre com essa epidemia que provoca tantas mortes e tantas incapacitações, principalmente de jovens”, conclui. SERVIÇO: Seminário Internacional de Traumas no Trânsito Data: 28 de outubro de 2009 Horário: das 12h30 às 15h00 Local: Hotel Windsor Barra – Rio de Janeiro – RJ Informações: (21) 2543-3844 41º Congresso de Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia Data: 31 de outubro a 02 de novembro de 2009 Local: Riocentro – Rio de Janeiro – RJ Informações e inscrições: www.sbot.org.br Fonte: SBOT

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