Treinamento de médicos e conscientização sobre a importância de seguir o tratamento até o final são as principais medidas para conter as altas taxas de mortalidade A Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT) realiza, em 24 de março de 2008, uma série de atividades voltadas a esclarecer os cidadãos sobre uma das doenças líderes do ranking de internações hospitalares: a tuberculose. Fruto de uma parceria com a Secretária Estadual de Saúde de São Paulo e com a Universidade de São Paulo (USP), será lançado oficialmente um projeto de referências para o tratamento da tuberculose. A iniciativa prevê que médicos de todo o estado recebam um treinamento subsidiado pelas três instituições, visando ao aperfeiçoamento e à padronização do atendimento. Estarão presentes à solenidade, no Hotel San Raphael (Largo do Arouche, 150), o secretário da saúde do Estado, Luiz Roberto Barradas Barata, o presidente da SPPT, dr. José Eduardo Delfini Cançado, entre outros especialistas e autoridades. No evento, durante a manhã, haverá discussão técnica sobre a tuberculose na infância e em situações especiais nas quais é associada a outras doenças, como hepatite ou diabetes, além de orientação aos profissionais da saúde quanto ao diagnóstico e o tratamento. Serão apresentados, ainda, dados sobre incidência, cura, mortalidade e os resultados do tratamento supervisionado em São Paulo. No Brasil, a terapia padrão para a doença é gratuita e tem índice de cura superior a 95%, quando realizada adequadamente. Entretanto, devido a problemas como a falta de detecção e o abandono do tratamento, é a 9ª causa de hospitalização, ocupando o 7° lugar em gastos com internação pelo Sistema Único de Saúde (SUS). É ainda a 4ª causa de mortalidade por males infecciosos. “Antigamente, o medicamento era prescrito e o paciente continuava a se tratar em casa, sem o acompanhamento médico. Hoje em dia, esta supervisão é essencial para a continuidade e o sucesso do tratamento”, comenta o dr. Sidney Bombarda, diretor da SPPT. Sem tratamento adequado, cada vítima de tuberculose pode contaminar cerca de dez pessoas ao ano. Logo, o diagnóstico precoce é de extrema importância, tanto para a saúde do paciente, quanto para a interrupção da cadeia de transmissão. “Esta ação beneficia tanto os pacientes sob suspeita, aqueles em tratamento, os médicos e os agentes da saúde. É a oportunidade de referenciar os melhores profissionais do estado e, assim, reduzir os altos índices de incidência e prevalência da doença”, afirma o dr. José Eduardo Delfini Cançado.
Pulmonar A SPPT, sempre prestando serviços ao seu público, abre espaço em seu site www.pulmonar.org.br para prestação de serviços à comunidade. Ele traz aos cidadãos todo o tipo de conhecimento sobre as doenças respiratórias e pulmonares. Também dispõe de dicas de hábitos saudáveis, prevenção e cuidados para cuidar da saúde. As dicas do portal Pulmonar, assim como seu conteúdo, não substituem o acompanhamento médico.
Dia Mundial da Turbeculose Eu ajudo no Combate à TB Data: 24 de março de 2008 Horário: das 8h às 14h Local: Hotel San Raphael Endereço: Largo do Arouche, 150 – Centro – São Paulo Fonte: SPPT