Uma vida sem hipertensão, longe do cigarro, com colesterol baixo, redução do consumo de sal e obesidade zero é a proposta da Sociedade Brasileira de Cardiologia – SBC – para o Dia Mundial do Coração.
Embora tradicionalmente os cardiologistas promovam ações pontuais para comemorar a data, o diretor de Promoção de Saúde Cardiovascular da SBC, Dikran Armaganijan, explica que desta vez o objetivo é convencer a população a levar uma vida cardiologicamente saudável.
“Durante anos fizemos a campanha contra o tabaco e a percentagem de fumantes caiu drasticamente no Brasil”, diz ele, “fizemos a campanha contra a hipertensão e hoje cresce constantemente o número de hipertensos que mantém a pressão sob controle”, o brasileiro passou a se exercitar, está vencendo o sedentarismo e praticamente toda a população adulta se preocupa com o nível de colesterol.
“Até mesmo a indústria e o sindicato dos bares e restaurantes reduziu de forma sensível o sal diante das campanhas dos cardiologistas” e agora está na hora de celebrar uma mudança de vida, que leve o brasileiro a ser mais saudável, conclui o médico.
Para o especialista, o que ainda está aumentando é o número de obesos e as doenças degenerativas, que crescem à medida em que aumenta a expectativa de vida do brasileiro. Em relação ao excesso de peso, a SBC tem promovido ações e a campanha “Obesidade Zero” para conscientizar a população do problema.
A insistência nas campanhas por uma vida saudável é determinada pelo número de pessoas que ainda morrem a cada ano por doenças cardiovasculares, 315 mil, segundo a SBC. Mas 60 mil dos infartados poderiam ser salvos se maior número de pessoas soubesse como fazer a ressuscitação cardíaca, que a SBC passou a ensinar a um grande número de interessados, a tal ponto que abriu um Centro de Treinamento na cidade de São Paulo.
Dikran Armaganijan lembra que uma vida cardiologicamente saudável é fruto de novos hábitos, que incluem adesão aos medicamentos, que muitos pacientes abandonam após alguns meses, principalmente os hipertensos, uma alimentação saudável, vital para os diabéticos, principalmente, evitar excesso de sal, eliminando os embutidos na dieta e exercício pelo menos três vezes por semana. Se esses hábitos forem adotados pela população em geral, ele garante que o número de mortes por doenças cardiovasculares irá despencar no Brasil.
Distribuição de cartilhas, dosagem de colesterol, aferição de pressão, monóxido de carbono, peso, altura, circunferência abdominal e orientações nutricionais à população. Haverá distribuição de senhas para o atendimento gratuito da população
Local: vão livre do MASP
Data: 30 de setembro
Horário: das 9hs às 15hs
Fonte: SBC