Sem receber o valor integral da bolsa de residência, pós graduandos do Grupo Hospitalar Conceição (GHC) farão protesto nesta quinta-feira (28), em frente ao maior hospital público do sul do país. A medida foi tomada em assembleia da categoria, ocorrida no dia 22 na casa de saúde, que debateu o descumprimento de orientação do Ministério da Educação (MEC) sobre o pagamento do benefício. A manifestação será ao meio-dia e, conforme representantes das associações de residentes do RS (Amerers) e do GHC (AMERGHC), não prejudicará o atendimento aos pacientes.
De acordo com informe remetido pelo MEC, os médicos deveriam receber o valor integral definido por Medida Provisória editada recentemente. “Em todas as demais instituições gaúchas — como a Santa Casa e o Hospital de Clínicas — a determinação foi cumprida. Apenas o GHC não pagou corretamente”, explicou o presidente da Amerers, Diego Menegotto, defendendo o princípio da isonomia.
A alegação do Grupo é a edição da MP 536/2011, em 24 de junho. “Estamos amparados no Informe Nº 02/2011 do DHR/SESu/MEC, de 27 de junho, que orienta o pagamento do valor integral definido pela MP 521/2010 — derrubada pelo Senado, mas reeditada pela MP 536/2001”, alerta Menegotto. Em carta aberta aos colegas, o médico lembra que já foi realizado contato telefônico com o diretor-técnico do GHC, e encaminhado ofício à superintendência do grupo.
Fonte: Amerers