A Revista Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (RBCCV), periódico científico da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV), alcançou um fator de impacto de 1,239, conforme publicado pelo ISI -Thomson Reuters, tornando-se a 1ª no ranking na área de cirurgia no Brasil, a 5ª do mundo na área cardiovascular e a 6ª no ranking geral das revistas nacionais, com fator de impacto.
“Essa conquista reflete a imensa capacidade de trabalho, e a qualidade da produção do cirurgião cardiovascular brasileiro e faz jus à obra e legado dos mestres e pioneiros que fizeram da cirurgia cardíaca nacional umas das melhores e mais respeitadas do mundo”, afirma o Dr. Walter Gomes, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV).
A publicação teve a sua primeira edição em 1986 e desde então vem evoluindo e conquistando prestígio internacional. Segundo Domingo M. Braile, editor-chefe da RBCCV, a cada ano que passa a visibilidade da revista aumenta, dado o número de indexações e do público leitor que também vem sendo ampliado. Inteiramente digitalizada, a revista bilíngue, que tem seis edições anuais, conta com o seu próprio site, e outros recursos digitais, como PDF e versões EPUB e FLIP para Tablets (como o iPAD e similares) e Computadores convencionais, para leitura pagina a pagina.
“O nosso esforço tem sido no sentido de aperfeiçoar cada vez a qualidade dos artigos e dos revisores, de forma que seja possível melhorar o fator de impacto a cada ano”, afirma Braile, lembrando que há um ano esse fator estava em 0,963. Com cerca de 100 revisores, “dos melhores”, como ele diz, a revista tem edição online com acesso livre e gratuito. Atualmente alcança 100 países no mundo principalmente através do site que recebe 3540 visitas por dia. “Não temos como aproveitar todos os artigos que nos enviam”, afirma o editor-chefe, que edita a revista há 12 anos.
A equipe é composta ainda pelo editor executivo Ricardo Brandau e pela assessora editorial Rosangela Monteiro. Os editores precedentes são os Profs. Adib D. Jatene e Fabio B. Jatene. Ele diz que a intenção é inovar sempre e assim, em breve, a Revista Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (RBCCV) contará com uma nova seção de imagens de cirurgias cardiovasculares. A revista, que é uma das 90 publicações brasileiras, que integram o ISI -Thomson Reuter, está indexada nos seguintes endereços:
— http://ip-science.thomsonreuters.com/
— http://www.ncbi.nlm.nih.gov/sites/entrez
— http://www.scielo.br/
— http://bireme.org/
— http://www.latindex.uam.mx/
— http://www.bibcir.fsp.usp.br/html/p/
— www.indexcopernicus.com/
— http://scholar.google.com.br/
–http://scopus.com
–http//www.ebscohost.com/
Fonte: SBCCV