A Resolução atinge a assistência de saúde nos hospitais que aderiram ao estabelecido na Resolução 122/13 da Secretaria do Estado/RS e passaram a atender apenas pelo Sistema Único de Saúde, interrompendo o atendimento a pacientes de planos de saúde. O documento recomenda que, se for necessário, os pacientes recorram à Justiça para conseguir internação de forma particular ou através de convênios.
O presidente do Cremers, Fernando Weber Matos, comenta que a medida da Secretaria da Saúde afeta o trabalho médico e os pacientes dos municípios em que o único hospital local seja 100% SUS.
– Estão ocorrendo casos de gestantes em trabalho de parto que são obrigadas a buscar assistência em hospital dos municípios vizinhos. É uma situação de risco em função do deslocamento, de estradas ruins, da falta de ambulâncias bem equipadas e da ausência de médico para acompanhar. Sem contar a queda de natalidade nesses municípios e, principalmente, o fato de que são casos de emergência que podem gerar graves consequências.
Os hospitais que aderiram ao proposto pela Secretaria da Saúde estão localizados nas seguintes cidades: Sapucaia do Sul, Montenegro, Viamão, São Jerônimo, São Lourenço do Sul, Canela, Tenente Portela, Carlos Barbosa, Farroupilha e Rio Pardo.
Fonte: Assessoria de Imprensa do Cremers