Acontece nesta quarta-feira (4), às 19h00, o lançamento do livro Reforma Psiquiátrica e o Louco Infrator: Novas Ideias, Velhas Práticas, do médico Ulysses Rodrigues de Castro. O evento acontecerá no Hall da Biblioteca do Senado Federal, na Praça dos Três Poderes, em Brasília. O autor desenvolveu trabalho no qual crime e loucura são analisados de forma conjunta. Ambas são questões cravados no imaginário coletivo, caracterizadas pelo estigma, preconceito e discriminação.
Neste livro, o médico psiquiatra Ulysses Rodrigues de Castro nos coloca diante de um duplo desafio: pensar a loucura associada ao ato criminoso. Como pensá-los a partir do novo paradigma humanizante e libertador, trazido pelo movimento da Reforma Psiquiátrica? Essa é uma das questões levantadas.
O ideário da Reforma Psiquiátrica no Brasil, ao se materializar na Lei Federal nº 10.216, de 2001, acendeu em muitos a esperança de um novo tempo e, por consequência, de novas práticas. Experiências inovadoras e de cunho fortemente humanitário começaram a eclodir por todo o território nacional. Mas o autor nos leva a nova reflexão: estaríamos efetivamente diante de um processo de mudança em nossas práticas de cuidado em saúde com os ditos “loucos”?
Com a experiência de quem passa por situações constrangedoras e incrédulas ao constatar a convivência pacífica de novas ideias com velhas práticas, nos deparamos com a narrativa de um pesquisador inquieto com o amálgama moldado em torno da loucura quando se tenta transpor o ideário trazido pela Reforma Psiquiátrica.
Sobre o Autor – Ulysses Rodrigues de Castro – Médico Psiquiatra (UnB 1992), doutorando em Bioética pela Universidade do Porto – Portugal ,com mestrado em Ciências Ambientais e Saúde (UCG-GO). Especialista em Saúde Coletiva pela UnB. Especialista em Psiquiatria Clínica e Forense pela Associação Brasileira de Psiquiatria e em Medicina do Trabalho (UNIRIO). Atualmente, é professor adjunto da Universidade Paulista-DF (UNIP), professor adjunto da Faculdade de Medicina do Planalto Central (Fameplac) e Médico Psiquiatra da Polícia Civil do DF.