Motivados pelas crescentes reclamações vindas de seus pacientes e até mesmo pelo mercado cada vez mais competitivo, médicos têm buscado cada vez mais diferenciar seus serviços e atendimento no sentido de melhor satisfazer seus clientes. Segundo dados do Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM), o Brasil possui um médico para cada 600 habitantes, índice acima do recomendado pela Organização Mundial de Saúde, OMS, que é de um para 1000. Além disso, as universidades despejam, todo ano, quase 9000 novos profissionais no mercado. De acordo com o presidente do CRM – PR, Donizetti Giamberardino, essas estatísticas evidenciam a competitividade do mercado e a necessidade de uma maior qualificação profissional, tanto técnica quanto humana. Segundo o sócio-diretor da Maximus Consultoria de Negócios, Nilson Nogacz, o médico que deseja se diferenciar no mercado deve preocupar-se não só com sua formação acadêmica, mas também com a imagem de seus serviços e com a qualidade do seu relacionamento com o paciente. A afirmação é uma das conclusões de um estudo elaborado por Nogacz em 2003 que teve como base um treinamento realizado pelo consultor e outros profissionais com diversas clínicas e médicos de Curitiba. O diretor da Maximus alerta para a importância de se criar um vínculo concreto com o paciente, no qual o médico possa ser lembrado como um bom especialista e sempre que precisar, seu cliente venha procurá-lo. “Isso não acontecerá, se, por exemplo, houver uma espera muito grande pela consulta. Que vontade existirá de retornar àquela clínica?”, pergunta. Um receituário personalizado e equipamentos modernos são também apontados pelo consultor como pontos importantes para quem quer se destacar no ramo. Nogacz revela que, hoje, os médicos não podem mais se dar ao luxo de recusar a utilização de instrumentos como o marketing de serviços e de relacionamentos em sua profissão. “Hoje, com o mercado mais competitivo, o profissional deve buscar estratégias que permitam diferenciar seu atendimento”, salienta. O cirurgião geral Marco Aurélio Korbela, já implantou algumas destas iniciativas em seu consultório visando melhorar a comunicação com suas pacientes. O médico atende mulheres com problemas de varizes e formulou uma cartilha com respostas às principais dúvidas de suas pacientes. Para evitar que elas precisem se deslocar até o consultório para mostrar exames, o médico recebe-os todos pela internet e é sua secretária, que passou por um treinamento na área de saúde, quem liga para avisar dos resultados e passar medicação. Segundo o cirurgião, as medidas resultaram numa maior fidelização de suas pacientes. De acordo com Nilson Nogacz logo os médicos estarão trabalhando em conjunto com profissionais de marketing, para melhorar seus serviços. Isso porque, a propaganda nesse meio é muito restrita: a exposição de profissionais em veículos de massa, a não ser que seja com caráter educativo, é vetada pelo CRM. Mesmo assim, pequenas atitudes podem ser um diferencial enorme. Segundo o presidente do CRM, um bom atendimento é a melhor comercial para o médico. “Nossa melhor propaganda é aquela boca à boca. Quando um paciente é bem atendido ele vai indicar o médico para outras pessoas”, revela. Fonte: Maximus Consultoria Por: Claudia Felczak, BEK up Comunicação
Propaganda de médico
11/02/2005 | 02:00