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A Rede Brasileira de Combate ao Câncer lança o programa Prevenção em Câncer, produzido pela TV Web Conexão Médica e transmitido na última quinta-feira de cada mês, das 13 às 14 horas. O novo programa, cujo conteúdo é de responsabilidade das sociedades brasileiras de Cancerologia e de Oncologia Clínica, tem a coordenação do Dr. André Perdicaris (Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Cancerologia) e do Dr. Ricardo Antunes (Coordenador Nacional de Prevenção da SBC). O Prevenção em Câncer tem por objetivo educar médicos e profissionais da saúde sobre as formas de evitar os vários tipos de câncer. Mesmo com grandes avanços tecnológicos no tratamento de tumores, a prevenção ainda é a principal arma no combate desse mal. Para isso, os profissionais da saúde devem estar atentos e atualizados sobre como evitar o câncer, para melhor orientar seus pacientes. A reformulação dos hábitos alimentares, a melhora na qualidade de vida das pessoas e o respeito ao meio ambiente são fatores que têm se mostrado eficientes para evitar os tumores malignos em cerca de 90% dos casos. O programa Prevenção em Câncer divide-se em módulos, que são: Overview em Prevenção e Escolas Promotoras de Saúde, Mama, Colo de Útero, Pulmão/Tabagismo, Pele, Cólon, Próstata e Estruturação das Unidades de Prevenção. Em cada um deles, os profissionais terão acesso a informações relevantes sobre a doença e a formas de prevenção. Outro desafio dos médicos oncologistas é educar a população sobre a importância de se fazer exames regulares que podem detectar a doença. Normalmente, as pessoas temem descobrir que têm câncer e por isso evitam os exames. Quando detectados prontamente, os tumores têm maiores chances de serem vencidos. O INCA (Instituto Nacional do Câncer) estima que em 2003 poderão ocorrer 402.190 casos novos e 126.960 mortes decorrentes do câncer. Entre os homens, o câncer que mais mata é o de pulmão, enquanto o câncer de mama é o que mais acomete as brasileiras. Rede Brasileira de Combate ao Câncer A Rede Brasileira de Combate ao Câncer foi lançada oficialmente em 11 de fevereiro de 2003. Seu conteúdo é de responsabilidade das sociedades brasileiras de Cancerologia e de Oncologia Clínica, ficando a transmissão a cargo da TV Web Conexão Médica. Seu objetivo é manter os profissionais de medicina constantemente atualizados com relação aos novos tratamentos do câncer, disseminar conhecimento e a troca de informações entre profissionais de várias regiões, contribuindo assim para que um serviço médico de maior qualidade seja oferecido à população. Além de novos tratamentos, a Rede tem como prioridade a prevenção do câncer, a maneira mais fácil de evitar que mais pessoas sofram dos males trazidos por esta doença. A preocupação em preparar médicos e especialistas no combate e prevenção do câncer visa também a valorização humana e o apoio psicológico para parentes e vítimas dos tumores malignos. Conexão Médica Com tecnologia de vídeo digital, a Conexão Médica opera em banda larga, oferecendo a mais alta qualidade de imagens, sons, e dados para a transmissão de cirurgias e as mais avançadas técnicas desenvolvidas nos maiores centros de referência do mundo. O sistema é extremamente simples: para a recepção das imagens basta apenas uma antena parabólica que capta o sinal do satélite e um decodificador que coloca este sinal como vídeo num computador. Esta solução pode ser instalada em qualquer local do Continente independentemente de qualquer outro tipo de telecomunicação que já exista no local. A Conexão Médica leva atualização médica para todo o Brasil. É uma TVWeb que fornece a seus assinantes, via satélite, programas de atualização médica em qualidade digital. Forma uma rede de instituições médicas, com a participação dos principais hospitais e os mais reconhecidos profissionais da área, para intercâmbio e difusão do conhecimento médico mais atual e relevante. Médicos e profissionais da área da saúde fazem sua atualização em instituições assinantes da rede que podem ser hospitais, clínicas, associações médicas, cooperativas e planos de saúde. Com isso é possível difundir o conteúdo a um número maior de profissionais e integrar o processo de atualização aos locais de trabalho.

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