Acaba de ser lançado o livro PET e PET/CT na Oncologia, que tem como editores os médicos Celso Darío Ramos, presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear, professor da Unicamp, diretor do Serviço de Medicina Nuclear da Unicamp e médico do Hospital Sírio-libanês, e José Soares Jr, presidente da Alasbimn e médico nuclear do Incor.
Lançado pela Editora Atheneu, o livro tem 455 páginas, 43 capítulos e mais de 56 autores, abrangendo desde as áreas básicas de física e radiofarmácia até as mais diversas aplicações clínicas de PET e PET/CT.
O PET/CT é um dos exames mais poderosos da Medicina Nuclear, permite analisar o corpo inteiro, sem que o paciente seja submetido a maior exposição radioativa e diferencia tumores benignos de malignos, determina a fase do câncer e monitora o resultado do tratamento. A partir deste exame, o médico é capaz de decidir com segurança e rapidez como será o tratamento, se a opção é ou não a cirurgia e acompanhar a evolução do paciente. Na prática, isso significa melhor qualidade de vida, menos sofrimento e até maior sobrevida para o paciente.9999