Os médicos também estão na luta contra a dengue. Por meio de um banner, em exibição no site do Conselho Federal de Medicina (CFM), os profissionais podem ter acesso a documentos técnicos sobre a doença e sua situação no Brasil, elaborados pela Secretaria de Vigilância do Ministério da Saúde (SVS). Com a iniciativa, o CFM espera contribuir para a qualificação da assistência e prevenção ao Aedes Aegypti, tema de nota divulgada pelo Conselho, em apoio às iniciativas coordenadas pelo Ministério de Saúde.
Entre as orientações técnicas disponíveis no banner, estão as Diretrizes Nacionais para a Prevenção e Controle de Epidemias de Dengue. Definidas pela SVS, elas possibilitam “aos gestores adequar seus planos estaduais, regionais, metropolitanos ou locais, tornando-se imperioso que o conjunto das atividades que vêm sendo realizadas e outras a serem implantadas sejam intensificadas, permitindo um melhor enfrentamento do problema e a redução do impacto da dengue”, diz a apresentação do documento.
O site também dá acesso ao Manual Dengue: diagnóstico e manejo clínico – Criança, elaborado por uma equipe de especialistas médicos pediatras, com base na experiência brasileira, bem como na de outros países, a partir do conhecimento adquirido pelos profissionais nas últimas epidemias; e ainda a um CD-ROM do Ministério, com uma série de imagens e vídeos coletados em trabalho de campo, além de entrevistas e textos sobre a doença.