Dados Preliminares do Censo 2010 contabilizam que o Brasil Possui 45.623.910 de pessoas que apresentam, ao menos uma deficiência, esse número corresponde a 23% da população.
A obtenção deste indicador foi possível, em função de uma mudança no questionário aplicado anteriormente, em 2006, o novo modelo garantiu maior precisão ao captar as características das pessoas com deficiência. Os questionários se inclinaram tanto a compreender qual deficiência é mais incidente, quais são os graus desta e como está desenhada a distribuição por Região no País.
A maior incidência está na região sudeste, também pelo fato de ser a região que apresenta maior concentração populacional, corresponde a 9,7%. A seguir está a Região Nordeste com 7,4% dos casos, a Região Sul com 3,2%, a Região Norte com 1,9 e por fim a Região Centro-Oeste com 1,6%. A pesquisa completa será divulgada em alguns meses, esses dados esclarecerão a real situação destas pessoas, e será possível o desenvolvimento de estratégias mais solidas de inclusão.
Campanha – Preocupado em incluir este grupo, o Conselho Federal de Medicina (CFM), em conjunto com a Federação Brasileira dos Hospitais, planeja campanha que visa garantir vagas para treinamento e qualificação de pessoas com necessidades especiais em estabelecimentos de saúde. As entidades já firmaram parceria com Romário, deputado federal e ex-jogador de futebol, que tem dedicado seu mandato pela luta à inclusão de minorias.
Uma cartilha está sendo desenvolvida para a campanha e retrata – em históriaem quadrinhos – Romário (como jogador) explicando a importância de se enfrentar o preconceito: “é mais do que ganhar copas, é ganhar o respeito pelas diferenças”, retrata a cartilha. A previsão de lançamento é próximo ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado em 21 de setembro. Saiba mais