Começa nesta sexta-feira (16) e vai até domingo (18), em Porto de Galinhas (PE), o IV Simpósio Brasileiro de Saúde Mental de Mulher, que tem como tema “Psiquiatria: atualidades e perspectivas”. Durante o período também será realizado a XVI Jornada Nordestina de Psiquiatria e a XXX Jornada Pernambucana de Psiquiatria.
Durante a realização dos eventos, os participantes terão de se dividir entre as palestras, já que algumas serão coincidentes. Na sexta-feira à tarde, as atividades começam com uma apresentação do psiquiatra Romildo Bueno sobre o Programa de Educação Continuada da Associação Brasileira de Psiquiatria. Em seguida, Alexandrina Meleiro falará sobre os “Subtipos de depressão”. À noite, após a abertura oficial e a entrega da medalha de honra ao mérito Ulisses Pernambucano, o médico brasiliense Antônio Geraldo da Silva dará uma conferência sobre “As políticas públicas em saúde mental estigmatizam o paciente ou o psiquiatra?”.
Saúde da MulherNo sábado pela manhã, pelo IV Simpósio de Saúde Mental da Mulher, serão realizadas as mini-conferências “Tratamento farmacológico do Transtorno Bipolar na gravidez”, e “Tratamento da insônia na mulher: particularidades farmacológicas”. Também haverá o relato da experiência da psiquiatra mineira Gislene Valadares sobre “Unidades mãe-bebê para tratamento de transtornos psiquiátricos graves”. Ainda pela manhã, haverá a mesa redonda gravidez e puerpério, que debaterá o tema “Implicações obstétricas e perinatais dos transtornos mentais”, “Transtorno do estresse pós-traumático relacionado ao parto” e “Aspectos clínicos e epidemiológicos da depressão pós-parto”. À tarde, estão previstas as miniconferências “Especificidades das avaliações psiquiátricas forenses em mulheres”, “Transtornos do humor na menopausa” e “Epigenética e saúde mental da mulher’. Ao final, haverá uma mesa redonda, que tratará de temas diversos como “Sexualidade na mulher com epilepsia”, “Tratamento do Transtorno disfórmico pré-menstrual” e “Diferenças entre gêneros na depressão e nos transtornos de ansiedade”. Jornada Nordestina
No sábado pela manhã, dentro da programação da XVI Jornada Nordestina de Psiquiatria, será realizada a conferência “Transtornos de personalidade no DSM-V”. Em seguida, haverá uma mesa redonda sobre dependência química, a qual terá entre seus palestrantes o 3º vice-presidente do CFM, Emmanuel Fortes, que falará sobre o Internamento Involuntário. Também serão debatidos nessa mesa as questões do consumo do crack e da maconha. Ainda pela manhã será realizadaa conferência “O labirinto do diagnóstico psiquiátrico: categorias, dimensões e marcadores biológicos”.
À tarde, serão realizadas as seguintes conferências: “Contribuição das doenças não-psiquiátricas para a compreensão da neurobiologia da depressão”, “Depressão bipolar x unipolar: quando o diagnóstico é difícil, como tratar?”. Também serão realizadas mesas redondas que tratarão de tópicos atuais da psiquiatria, como antipsicóticos, tratamentos não medicamentosos para depressão e resiliência e cuidado com os profissionais de saúde.
No domingo)18) pela manhã, serão realizadas duas conferências, uma sobre “Tentativas de suicídio” e a outra sobre “Depressão: subtipos sindrômicos e enfoque terapêutico”. As atividades serão encerradas com uma mesa redonda acerta do fechamento dos Hospitais de Custódia e Tratamento Psiquiátrico.
Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no site WWW.psiquiatriape.org.br