
Pela primeira vez, o Brasil sediará o Congresso Ibero-Brasileiro de Patologia Dual. A terceira edição do evento acontece nos dias 01 e 02 de julho, no Hotel Deville Prime, em Salvador- Ba.
Durante o Congresso, mesas redondas e conferências discutirão temas como “Os desafios da patologia dual” e “Patologia dual: dois transtornos mentais diferentes?”. Os temas serão apresentados por mais de 20 profissionais de países como Argentina, Brasil, Espanha e Portugal, entre eles Nestor Szerman, Lola Peris e Pablo Vega (ESP), Yaraví Arce Scott e Javier Didia (ARG), Vladimiro Andrade, César Cagigal e Carla Silva (POR), além do presidente da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia (SBNp), Leandro Malloy.
A patologia dual é caracterizada pela presença de doença mental e consumo de substâncias ou de comportamentos aditivos no mesmo paciente. Tal conceito foi responsável pela mudança na assistência médica prestada a dependentes químicos em diversos países.
Apesar de ser considerada um campo de pesquisa científica relativamente jovem, os casos são cada vez mais frequentes, representando grandes desafios em sua abordagem e tratamento. Pensando nisso, a ABP trouxe a discussão para o Brasil, visando auxiliar psiquiatras de todo o país no atendimento a estes casos.
Para mais informações, acesse o site da ABP e acompanhe os nossos canais nas redes sociais. Clique aqui e confira a programação completa do evento.
* Com informações da ABP.