Ele representou o Estado por três gestões, tendo ocupado a 3.ª vice-presidência e atualmente, como 2.º secretário, coordenava a biblioteca e era editor da revista Bioética.
Em reconhecimento à sua destacada atuação em prol da Medicina e da propagação da ética e do conhecimento, enquanto representante do Paraná no CFM, Gerson Zafalon Martins receberá homenagem do Conselho Regional durante a tradicional solenidade anual do Dia do Médico, que vai ocorrer no próximo sábado, 18. Ele foi conselheiro federal titular durante 15 anos, por três gestões, de 1999 a 2014, sendo sucedido no mandato recém iniciado por Donizetti Dimer Giamberardino Filho.
Durante a sua jornada no Conselho Federal de Medicina, Gerson Zafalon ocupou diversos cargos, comissões e câmaras técnicas, participando de forma efetiva de importantes decisões normativas que aprimoram ou atualizam o exercício da Medicina, com destaque para o novo Código de Ética Médica e resoluções sobre atestados médicos, telerradiologia, prontuário eletrônico e a nova carteira de identidade dos médicos. Ainda foi relator de aproximadamente 350 processos ético-profissionais e palestrante em mais de centena e meia de eventos no Brasil ou exterior.
A reunião festiva do Dia do Médico começa às 19h na sede do Conselho do Paraná, em Curitiba, e inclui a homenagem a 64 médicos que completaram 50 anos de formados como exemplos à atividade, sem nenhuma sanção disciplinar. Eles recebem o Diploma de Mérito Ético-Profissional, comenda instituída no Paraná em 1986. Haverá ainda a premiação do 25.º Concurso de Monografias sobre Ética Médica, Bioética e Profissão Médica, que este ano teve como tema “Aspectos éticos médicos e a internet”. O vencedor foi o médico Eduardo Morais de Castro, residente em Patologia no Hospital Heliópolis, em São Paulo.
Na homenagem ao ex-conselheiro federal, o presidente do CRM-PR, Mauricio Marcondes Ribas, vai conferir diploma alusivo e o símbolo da Medicina num design em cristal personalizado. Gerson Zafalon Martins também está se despedindo do Conselho do Paraná, do qual foi conselheiro titular no período de 1993 a 2013, tendo presidido a instituição de fevereiro de 2007 a setembro de 2008. Ao deixar as atividades conselhais, Dr. Gerson vai se dedicar a projetos pessoais e trabalho como perito judicial.
Atuação no CFM – Natural de Tupã (SP) e formado em 1971 pela Universidade Federal do Paraná, Gerson Zafalon é especialista em Pneumologia e Tisiologia. Em 1999 ele foi eleito para representar o Paraná no CFM, tendo ocupado a 2.ª secretaria e a 3.ª vice-presidência. Foi coordenador da biblioteca e editor da revista Bioética, tendo atuado como organizador de diversos eventos internacionais, incluindo dois de Bioética no Paraná, o mais recente o Luso-Brasileiro. Foi mentor de livros como “Jaculatórias, sugestões para o dia a dia do médico”, “Iátrico em perspectiva” e “O médico que não sabia fazer bilu-bilu” e dos vídeos “Vale a pena ser médico” e “O médico”. Ainda participou de inúmeras publicações científicas.
Enquanto conselheiro federal, foi coordenador titular ou adjunto das câmaras técnicas de Bioética, de Informática em Saúde, de Telemedicina, de Morte Encefálica, de Transplantes e de Geriatria. Ainda compôs a Câmara Setorial de Serviços de Saúde, a Comissão Permanente de Telessaúde e o Grupo de Assessoramento Estratégico do Sistema Nacional de Transplantes, todos do Ministério da Saúde.