Qtde. |
Reclamações |
% |
179 |
Demora para agendar consultas |
30% |
107 |
Negativa de cobertura |
18% |
87 |
Reajuste abusivo |
15% |
77 |
Rede credenciada insuficiente |
13% |
74 |
Demora para autorizações de exames e internações |
13% |
23 |
Descredenciamento |
4% |
13 |
Carência do plano |
2% |
8 |
Portabilidade |
1% |
7 |
Doenças ou lesões pré-existentes |
1% |
7 |
Cancelamento de Plano |
1% |
6 |
Falta de leito para internação |
1% |
588 |
Total |
100% |
O 0800 recebe reclamações de todo o Brasil, oferecendo esclarecimento e apontando encaminhamentos para a garantia dos direitos dos usuários. O atendimento é realizado por telefone e, em caso de necessidade de retorno, a resposta é dada por e-mail, no prazo de 72 horas.
O serviço de orientação atende das 8 às 18 horas, de segunda a sexta-feira, e foi criado em resposta aos principais problemas detectados pela pesquisa Datafolha, encomendada pela APM, sobre o atendimento dos planos de saúde aos pacientes, no estado de São Paulo. As queixas recorrentes no levantamento foram dificuldades para a marcação de consultas e realização de exames e procedimentos de maior custo, falhas importantes no atendimento em pronto-socorro, as consequências do descredenciamento de médicos, hospitais e laboratórios, entre outros pontos.
Fonte: APM