Ações Sociais, Hematologia, Direito Médico e Oftalmologia são alguns dos temas discutidos nesta terça-feira (24) no Conselho Federal de Medicina (CFM). Conselheiros e especialistas em diversas áreas participam de oito reuniões de comissões e câmaras técnicas da autarquia que, além dos temas citados, abordam ainda assuntos como integração de médicos de fronteira, Diagnóstico por Imagem, Oncologia Clínica e Cirúrgica, e tomada de contas.
Esta manhã o CFM atua ainda externamente na revisão do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde 2015-2016 da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), em reunião no Rio de Janeiro. O Rol abrange os procedimentos obrigatórios a serem cobertos pelas operadoras de planos de saúde e passa por revisões periódicas, estudando a inclusão de procedimentos médicos e odontológicos entre medicamentos, terapias e exames, além da ampliação das indicações dos procedimentos já cobertos (diretrizes de utilização).
Entenda – O objetivo das comissões e câmaras técnicas é prestar assessoramento ao CFM em áreas específicas da medicina, oferecendo subsídios aos conselheiros na elaboração de pareceres e resoluções. O CFM revisou a organização e composição desses grupos em janeiro deste ano, de modo a contemplar os temas mais importantes para a Medicina e a sociedade, contando atualmente com 12 comissões e 34 câmaras técnicas.