Piauí: entidades Médicas conquistam avanços para saúde
No Piauí, as entidades médicas consideram alarmante a situação da saúde pública. No primeiro semestre de 2011, uma equipe de fiscalização percorreu os hospitais públicos de sete municípios do interior do Estado.
A constatação preocupante: as condições de trabalho são péssimas, com falta de equipamentos e de insumos para o atendimento básico da população. Também não há médicos especialistas, que são poucos nas unidades fiscalizadas.
Relatórios das entidades médicas foram enviados ao Ministério Público Estadual, que convocou a Secretaria Estadual de Saúde para explicações. O resultado foi a assinatura de Termo de Ajustamento de Conduta que selou promessa de solução para os problemas.
Já com relação às questões salariais, recentemente, as entidades médicas comemoraram uma grande conquista. O prefeito de Teresina, Elmano Férrer, sancionou em 14 de julho, a Lei que estende aos servidores médicos o reajuste de 7% para os servidores municipais aprovado pela Prefeitura Municipal de Teresina em 26 de maio.
Fonte: Conselho Regional de Medicina do Estado do Piauí (CRM-PI)