O Cigarro usa o Cinema, a TV e a Moda pra te viciar Começa, domingo (08/06), a veiculação na TV dos filmetes da nova campanha antitabagista do Ministério da Saúde, que tem como público-alvo os jovens de 13 a 19 anos de idade. Com o slogan “Fique esperto! O cigarro usa o cinema, a TV e a moda pra te viciar”, a campanha começou em 24 de maio com cerca de 700 outdoors espalhados pelas capitais do país. Mesmo depois do encerramento das ações de mídia, a campanha continuará com atividades de mobilização e prevenção até 29 de agosto, Dia Nacional de Combate ao Fumo. A campanha deste ano é dirigida aos jovens por serem eles o alvo preferencial da indústria do tabaco. O merchandising em cinema, tv e moda é um verdadeiro filão para conquistar cada vez mais fumantes, atraídos pela associação do cigarro ao sucesso profissional, à saúde e ao prazer. Segundo pesquisa do Instituto Nacional do Câncer (INCA), 90% dos fumantes começaram a fumar na adolescência. No próximo dia 9, segunda-feira, começa a veiculação da campanha no rádio. A partir de 11 de julho, a campanha chega aos cinemas e em locais de grande concentração de jovens, como shows e festas. Nesses pontos, pessoas fantasiadas de cigarro vão distribuir folders que detalham a estratégia da indústria do tabaco para atrair novos fumantes. A campanha também estará na internet, em revistas e em outdoors nas estações de metrô do Rio de Janeiro e de São Paulo. O uso do cinema, da tv e da moda para atrair fumantes foi intensificada pela indústria do tabaco após a entrada em vigor da Lei 10.167 de 2000, que impõe limites à propaganda de cigarro. De acordo com o INCA, 80 mil pessoas morrem anualmente no Brasil por transtornos causados pelo tabaco. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), em todo o mundo são 4 milhões por ano. A cada 7 horas, são 3 mil mortes. FONTE: MINISTÉRIO DA SAÚDE
O Cigarro usa o Cinema, a TV e a Moda pra te viciar
09/06/2003 | 03:00