A luta pela melhoria no financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS) será uma das prioridades do Conselho Regional de Medicina de Rondônia (Cremero) nos próximos anos. O compromisso, que também contempla condições melhores de trabalho e o plano de cargos e salários para os médicos, foi firmado pela médica Maria do Carmo Demasi Wanssa, empossada presidente do Conselho na noite de segunda-feira (28).Representando o governador Confúcio Moura, o secretário estadual de Saúde, Alexandre Müller, fez um breve relato sobre sua caminhada na medicina em Rondônia. Müller comprometeu-se em trabalhar com o Cremero para resolver os problemas da saúde pública. “Reconheço o esforço do Conselho Regional de Medicina e sou sensível aos problemas que nossa classe enfrenta. Vamos, dentro do possível, trabalhar cada dificuldade e cada problema na Saúde para que, tanto o médico quanto a população, tenha mais dignidade”.
O vice-presidente do Cremero, Almerindo Brasil, que continua no cargo nessa nova gestão, enfatizou a questão das fiscalizações que, segundo ele, são realizadas periodicamente em todo o Estado. “Há regiões em que nem o Secretário de Estado da Saúde visita, e o Cremero vai lá, fiscaliza, aponta soluções e cobra melhorias, através de relatórios que são entregues ao Município, ao Estado, ao MP, ao CFM e à OAB”, salienta.
A nova diretoria tem a seguinte composição: Maria do Carmo Demasi Wanssa (presidente), Almerindo Brasil de Souza (vice presidente), Rita de Cássia Alves Ferreira Silva (1ª secretária), Valter Ângelo Rodrigues (2º secretário), Simi Mirian Bennesby Marques (1ª tesoureira), Cláudio José Soares (2º tesoureiro), Ivan Gregório Ivankovics (corregedor) e Clério Bressan Cordini (vice corregedor).
Fonte: CRM-RO