O deputado federal Zacharias Calil (DEM-GO) esteve nesta quinta-feira (21) na sede Conselho Federal de Medicina, em Brasília (DF). Membro titular da Comissão Mista que avaliou a Medida Provisória 890/2019, que trata do Programa Médicos pelo Brasil, o parlamentar é favorável ao programa, mas acredita ser preciso estabelecer um critério de maior qualidade para a revalidação do diploma de profissionais estrangeiros e brasileiros que se formaram no exterior.
No CFM, ele foi recebido pela conselheira Dilza Teresinha, secretaria Geral da autarquia, que estava acompanhada pelos conselheiros suplentes Leonardo da Silva, de Goiás, e Irene Abramovich, de São Paulo. “Foi uma excelente oportunidade de trocar impressões sobre temas de grande interesse para a saúde e a medicina”, ressaltou Dilza.
“O nosso ponto principal é o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos no Exterior, o Revalida. A minha defesa é por um Revalida forte e sem a possibilidade de consórcios. Dessa forma, garantiremos o bom exercício da medicina no País”, comentou o deputado, na audiência com conselheiros do CFM.
O conselheiro Leonardo da Silva, também participou do encontro e ressaltou a importância da mobilização dos médicos por esse tema. “Haverá uma reunião deliberativa da Associação Médica Brasileira (AMB) em Goiânia e a ideia é que se faça a explanação dos dados mais importantes sobre o assunto. Vamos passar um documento oficial ao deputado Zacharias, que tem se demonstrado sempre ao lado dos médicos do Brasil”, declarou.