Já está disponível na internet o vídeo da última edição do programa Conexão Futura, do Canal Futura, que contou com a participação do 2º vice-presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Aloísio Tibiriçá. O tema desta edição tem como foco o levantamento do CFM sobre a queda de 13 mil leitos na rede pública de saúde desde janeiro de 2010. “Num momento em que se tem 75% da população brasileira [150 milhões de pessoas] dependente exclusivamente do SUS, seria preciso ter um número muito maior de leitos. Precisaríamos ter pelo menos o dobro e não menos leitos”, avaliou o representante dos médicos.
Apresentado pelo jornalista Cristiano Reckziegel, o programa contou ainda com a participação da professora do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio (UFRJ), Lígia Bahia. Durante os debates, Tibiriçá e Lígia discutiram também a necessidade de maior financiamento do SUS. “Hoje os leitos estão mais voltados para atender as pessoas com planos e não àqueles que amargam na fila do SUS”, lamentou a especialista. Para ela, o Brasil ainda não decidiu por favorecer o sistema público de saúde.
Durante o debate, o vice-presidente do CFM lembrou que, no mesmo período em que os leitos no SUS foram desativados, houve um acréscimo de quase 14 mil leitos privados e daqueles destinados aos beneficiários de planos de saúde.
Essas e outras informações do programa você confere aqui.
Leia mais em: Análise do Conselho Federal de Medicina aponta queda acentuada de leitos do SUS desde 2010