
Narguilé: uma hora de consumo pode equivaler a 100 cigarros
A concentração de nicotina nesses produtos é extremamente alta. Uma hora de uso do narguilé corresponde a fumar 100 cigarros comuns. Estudos já identificaram nas essências de narguilé com tabaco substâncias tóxicas e cancerígenas em teores iguais ou até superiores aos encontrados no cigarro”, afirmou Maria das Graças Rodrigues de Oliveira, pediatra e membro da Comissão de Combate ao Tabagismo da Associação Médica Brasileira.
Ao abordar os riscos para os jovens, a especialista pontuou que o uso de narguilé pode acarretar danos severos à saúde, entre eles câncer, doenças psiquiátricas e complicações nos sistemas cardiovascular e respiratório. Ao compartilhar as piteiras e mangueiras, os usuários do narguilé ainda correm risco de contrair influenza, herpes, hepatite C, tuberculose e Covid-19.
O consumo passivo também pode provocar desconforto respiratório, tosse crônica, congestão nasal, dor de cabeça e outros problemas.
Durante o webinar, organizado pela Comissão para Controle de Drogas Lícitas e Ilícitas do Conselho Federal de Medicina (CFM), Gustavo Zabert, que é pneumologista, ex-presidente da Asociación Latinoamericana de Tórax e membro do Forum of International Respiratory Societies, destacou que as evidências científicas sugerem que fumar cigarros eletrônicos (e-cigarros) pode trazer riscos semelhantes ou até maiores que outras formas de uso de tabaco.
“Não há benefícios para a saúde ao mudar do cigarro tradicional para o eletrônico. A maioria das pessoas que ‘parou de fumar’ através dos cigarros eletrônicos usa estes cigarros por ainda mais tempo, e isso não é parar de fumar”, alertou Zabert.
Christina Hajaj Gonzalez, conselheira coordenadora da Comissão para Controle de Drogas do CFM, também defendeu que o Brasil mantenha proibida a comercialização, a importação e a propaganda de todos os dispositivos eletrônicos para fumar, a m de manter os avanços do País no combate ao tabagismo.
“É muito importante que nós, da área da saúde e do direito, mantenhamos permanente diálogo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, o Ministério da Saúde e o Congresso Nacional”, ressaltou a conselheira. Narguilé e e-cigarro são ainda mais nocivos Narguilé: uma hora de consumo pode equivaler a 100 cigarros Unsplash – wild vibes O webinar pode ser acessado no canal do CFM no YouTube. Assista à íntegra do seminário online em WEBINAR – Os riscos do consumo da maconha e dos produtos emergentes do tabaco na adolescência (youtube.com).