O MHuD (Movimento Humanos Direitos), promove na sexta-feira, dia 25 de outubro a 9ª edição do prêmio João Canuto de Direitos Humanos.
O prêmio resgata a história de um dirigente sindical do Pará que foi perseguido e assassinado porque lutava pela reforma agrária. A intenção do MHuD é dar visibilidade a pessoas e entidades que se destacaram nas diversas frentes e instâncias dos direitos humanos.
Neste ano serão premiados: Dom Fernando Saburido, Arcebispo de Olinda e Recife – PE; Felício de Araújo Pontes Jr, Procurador da República – PA; Gil Quilombola, educador e defensor dos Direitos Humanos – MA; Laisa Santos Sampaio, professora e ambientalista – PA; Lucia Murat, cineasta – RJ; Marcia Miranda, teóloga e defensora dos Direitos Humanos – RJ; Maria Alice Nascimento Souza, Diretora Geral da Polícia Rodoviária Federal; ONG Apitaço, fundadora Rejane Maria Pereira da Silva – PE.
Nesta 9ª edição do Prêmio João Canuto também será divulgada a criação do Premio de Jornalismo instituído pela Coetrae/MT – Comissão Estadual pela Erradicação do Trabalho Escravo do Estado do Mato Grosso, Pedro Casaldáliga.
O Movimento Humanos Direitos foi fundado em 2003 por um grupo de artistas, intelectuais, professores, padres com a intenção de através da imagem pública de artistas engajados na causa, dar visibilidade às violações dos direitos humanos como o trabalho escravo, a prostituição infantil, a luta pela demarcação das terras indígenas e das áreas dos quilombolas e em favor de ações sócio-ambientais. As ações e luta do MHuD pela erradicação do trabalho escravo tem sido permanente e tornaram-se a principal bandeira do Movimento, com o engajamento dos artistas em campanhas, vídeos, manifestos, visitas as áreas de conflito e a pessoas ameaçadas de morte. A realização do evento tem a parceria do Grupo de Pesquisa do Trabalho Escravo/Nepp/-DH/UFRJ. A premiação vai contar com atividade artística dos integrantes do MHuD.
Dia: 25 de outubro, quinta-feira
Horas: 18h
Local: Auditório Manuel Maurício, prédio do CFCH/UFRJ
Av. Pasteur, nº 250, Urca, Rio de Janeiro – RJ
Fonte: MHuD