Prefeito já confirmou audiência e encontro com governador está em agendamento Na terça-feira, dia 15 de abril de 2008, lideranças médicas da Associação Paulista de Medicina, Associação Médica Brasileira, sociedades de especialidades e diversas outras entidades nacionais e estaduais irão ao Palácio do Bandeirantes (ainda em agendamento) e à sede da Prefeitura Municipal de São Paulo (às 17h) solicitar o apoio do governador José Serra e de Gilberto Kassab à imediata regulamentação da Emenda Constitucional da Saúde, que pode aumentar os investimentos do setor em cerca de R$ 23 bilhões até 2011. As lideranças médicas esperam que José Serra e Kassab se comprometam a estimular as bancadas do PSDD e dos Democratas, respectivamente, a envidar esforços para que a votação na Câmara dos Deputados ocorra o mais breve possível. Afinal, faz tempo que médicos e profissionais de saúde alertam para o problema gravíssimo que representa a insuficiência de investimentos em setor tão vital. Infelizmente, o pior já está acontecendo: o Rio de Janeiro enfrenta uma epidemia de dengue, o interior de São Paulo passa por ameaça semelhante, e o Brasil como um todo sofre com a falta de políticas consistentes para o combate à febre amarela, e à leishmaniose e à tuberculose, entre outras doenças. Com o caos iminente na saúde, os médicos buscam apoio na sociedade, em setores progressistas, e personalidades que já expressaram semelhante preocupação com a escassez de financiamento para o atendimento à população, como o governador Kassab e o prefeito Serra.
Manifestação em Brasília dia 17 de abril O ato do dia 15 em São Paulo é preparatório de uma grande manifestação no dia 17 de abril, em Brasília. Profissionais de medicina de todas as regiões do Brasil promoverão um ato público no Congresso Nacional em defesa do SUS, de uma uma saúde pública eficiente, de melhores condições de trabalho e remuneração para todos os agentes de saúde.
Como está a tramitação da EC 29 Após diversas manifestações e gestões das entidades médicas e da Frente Parlamentar da Saúde, o Senado Federal tomou, em 9 de abril, a decisão aguardada há cinco anos: a de aprovar a regulamentação da Emenda Constitucional 29, a chamada Emenda da Saúde. Os senadores aprovaram, por unanimidade, o Projeto Substitutivo do senador Augusto Botelho (PT-RR) ao PLS 121/2007, de autoria do senador Tião Viana (PT-AC), que acaba com os desvios de recursos da saúde e garante mais dinheiro para o SUS. Para a Associação Paulista de Medicina, o Conselho Federal de Medicina, a Associação Médica Brasileira, a Federação Nacional dos Médicos e demais entidades que organizam o evento, os médicos devem agora concentrar esforços na Câmara dos Deputados para referendar a aprovação da Emenda. Os médicos reafirmaram o compromisso histórico com uma atenção à saúde e um SUS de qualidade. Garantir um financiamento adequado para o SUS é garantir melhores condições de atendimento à população. Fonte: Acontece Comunicação e Notícias