Durante meses o Conselho Superior das Entidades Médicas (COSEMESC) negociou com a Secretaria Estadual de Administração, até finalmente receber uma proposta que pudesse ser apresentada em assembleia. O secretário da Administração, Milton Martini, comprometeu-se em remunerar os médicos baseado na tabela de Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM) vigente com uma redução de 20% e um cronograma para a tabela plena até dezembro de 2014.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Médicos de Santa Catarina (Simesc), Cyro Soncini, a negociação foi um grande avanço e Santa Catarina vive um momento histórico. “2012 é o ano da dignidade médica. Os médicos empenham-se desde 2003 para a adoção da CBHPM vigente e plena. A situação está mudando e não é um fato isolado de Santa Catarina. É uma mudança de postura dos médicos em relação a sua remuneração verificada em todo o país ”, afirma.
Unidas – Na mesma assembleia, os médicos discutirão sobre os planos de saúde que não fizeram acordo com os médicos, como o Grupo Unidas. Desde 10 janeiro os médicos suspenderam os atendimentos por tempo indeterminado.“Os valores praticados pelos planos de saúde não garantem mais a sustentabilidade de consultórios e muito menos a continuidade de aperfeiçoamento profissional e o paciente também acaba prejudicado. Entendemos que a tabela nacional vigente tem que ser uma realidade em Santa Catarina”, argumenta o vice-presidente do Simesc,Vânio Lisboa.
Integram os planos de saúde do grupo Unidas Assefaz, Brasil Foods, Capesesp, Cassi, Celos, Conab, Correios Saúde, Eletrosul, Elos Saúde, Embratel, Fassincra, Funservir, Geap, Petrobrás, Proasa, Pró-Saúde Alesc, Saúde Caixa, Sesef, Tractebel Energia e outros planos regionais.
Apoio Nacional – O presidente da Federação Nacional dos Médicos (Fenam), Cid Carvalhaes, participará da assembleia de segunda-feira em Florianópolis. A presença dele reforça que a luta pela dignidade profissional não é apenas dos médicos catarinenses. “O movimento por melhor remuneração dos médicos pelos planos de saúde é uma realidade nacional e que, nos últimos meses com as negociações do SC Saúde e a suspensão de atendimento de planos do grupo Unidas, comprovou que os médicos catarinenses estão unidos em busca de garantir aos usuários dos planos o melhor atendimento”, afirma o presidente do SIMESC Cyro Soncini.
Assembleia médicos sobre SC Saúde
Quando: 06/02/11 (segunda-feira)
Horário: 20h Onde: Auditório da Associação Catarinense de Medicina (ACM) – Rodovia SC 401, KM 4, Nº3854 – Saco Grande- Florianópolis
Fonte: Simesc