O médico, historiador, membro da Academia Paraibana de Medicina, da Academia Paraibana de Letras, e do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano (IHGP), Guilherme Gomes da Silveira d’ Avila Lins, lançou as obras Bibliografia das obras impressas em Portugal pelo tipógrafo Jorge Rodrigues entre1598 e 1642 e Pero de Magalhães de Gândavo, autor da primeira obra sobre a ortografia da língua portuguesa e da primeira história do Brasil. O lançamento ocorreu na última terça-feira (07),. em Lisboa, no Auditório da Biblioteca Nacional de Portugal.
Dúvidas existiam inclusive acerca do seu próprio nome, relativas até a pronúncia correta do mesmo. Discutia-se se ele de fato estivera no Brasil ainda no Século XVI.
Ao longo do Século XX, diversos autores brasileiros e portugueses lançaram novas luzes sobre a figura e a obra de Gândavo. Mas sua figura e obra (histórica e gramatical) estavam novamente caindo no esquecimento, ao longo das últimas quatro décadas. Sobre a bibliografia, o autor conta que “diante dessa potencial tragédia para as nossas letras resolvi tentar reacender a chama do interesse dos leitores para o grande Pero de Magalhães de Gândavo, a quem devo ter conseguido trazer algo em torno de 20% de achegas até então inéditas”.
Já a propósito da Bibliografia das obras impressas em Portugal pelo tipógrafo Jorge Rodrigues, entre 1598 e 1642, o autor explica que a obra é “eminentemente uma bibliografia complementada com muitos outros elementos históricos e biográficos dos autores publicados pelo tipógrafo.
As obras estão disponíveis na Livraria da Editora da Universidade Federal de Pernambuco (EUFPE), onde foram editadas, e podem ser aquiridas através do site da instituição.