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Começa a ser veiculada esta semana em todo o Brasil uma campanha de mídia sobre a hanseníase. A idéia é orientar a população a procurar atendimento médico assim que forem identificados os sinais da doença. A campanha, que tem o apoio técnico do Ministério da Saúde, foi produzida pela Fundação British Broadcasting Corporation (BBC) e será veiculada nas principais emissoras de rádio e televisão do país durante quatro semanas. São 10 spots para rádio, com depoimentos de artistas como Ney Matogrosso, Ney Latorraca, Solange Couto e Targino Gondim, e três filmes para televisão. As peças retratam situações do cotidiano, informando às pessoas como identificar sinais e sintomas da hanseníase. Juntamente com o lançamento da campanha de mídia, o Ministério da Saúde está distribuindo, para as secretarias estaduais e municipais de saúde de todo o país, milhares de cartazes e folhetos explicativos sobre a hanseníase. O Brasil é o segundo país no mundo em incidência, com 72,5 mil casos, e preside, atualmente, a Aliança Global de Eliminação da Hanseníase que reúne os 12 países com maior número de enfermos. Para reverter esse quadro, o ministro da saúde, Humberto Costa, assumiu o compromisso de cumprir o acordo, firmado em 1999, com a Organização Mundial de Saúde (OMS) de eliminar a hanseníase como problema de saúde pública até 2005. Isso quer dizer, reduzir a incidência a menos de um caso para cada 10 mil habitantes.

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