O estudo de que trata o texto avaliou os dados relativos ao número de atendimentos ortopédicos de emergência em geral e os oriundos de acidentes de trânsito, de 2008 a 2010. Os números apontaram a queda do atendimento ortopédico emergencial e indicaram a “importância da “Lei Seca” na prevenção dos acidentes de trânsito e diminuição do número de vítimas destes acidentes”, diz o estudo.
O segundo novo artigo no Portal relaciona A saúde e os cortes no orçamento da União. Escrito pelo presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Roberto Luiz d´Avila, o texto trata sobre a preocupação das entidades médicas com o arrocho nas contas públicas anunciado no início de fevereiro pelo governo federal e o efeito dos cortes na área social.
O artigo chama a atenção para a necessidade de se aprovar a regulamentação da Emenda Constitucional 29, que fixa os percentuais mínimos a serem investidos anualmente em saúde pela União, por estados e municípios, o que asseguraria “o mínimo necessário para que o brasileiro tenha a saúde a que tem direito e merece”, diz o texto.
Os artigos estão disponíveis na seção Opinião do Portal Médico e podem ser acessados aqui.
A reprodução dos artigos é permitida, mediante citação do autor.