Após ter debatido no ano passado a avaliação do ensino médico, o IX Fórum de Ensino Médico, a ser realizado nos dias 16 e 17 de agosto, em Brasília, vai debruçar-se neste ano sobre a qualificação docente. “A proliferação das escolas médicas levará muitos médicos a conciliarem a assistência (consultório ou hospital) com a sala de aula. Porém, ter o conhecimento assistencial não é suficiente. Além da boa vontade e de dominar a ciência médica, o médico que escolhe por ser professor precisar aprender a ensinar”, defende o coordenador da Comissão de Ensino Médico, conselheiro Lúcio Flávio Gonzaga da Silva, que também é professor aposentado da Universidade Federal do Ceará.


As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui. Podem participar todos os médicos interessados na educação médica.

Nos dois dias do IX Fórum, serão realizados painéis e grupos de trabalho, que resultarão em um relatório com propostas para melhorar a qualificação docente no ensino médico. Após a abertura, na manhã do dia 16, serão realizados os painéis, que darão uma visão sobre a realidade do ensino médico e abordarão temas como “Competência para a docência”, “Avaliação para a docência”, “A gestão acadêmica e programas de desenvolvimento docente” e “Mérito Acadêmico”.

No horário da tarde, os participantes do IX Fórum de Ensino Médico vão se reunir em grupos de trabalho, que tratarão dos seguintes temas: competências para a docência, avaliação para a docência, gestão acadêmica e programas de desenvolvimento docente e mérito acadêmico. Na sexta-feira (17), pela manhã, serão apresentados e discutidos os relatórios dos grupos de trabalho. Essas propostas vão subsidiar encaminhamentos de propostas do Conselho Federal de Medicina (CFM) para a melhoria do ensino médico. “Uma melhor formação médica vai impactar na qualidade do atendimento prestado à população. Temos, portanto, de debruçarmo-nos sobre o papel do professor e do preceptor na formação dos novos médicos”, afirmou Lúcio Flávio Gonzaga. O produto final do IX Fórum será a elaboração do III Caderno de Ensino Médico do CFM.

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